Homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EB2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso
Disciplina: Biologia
Prof: Conceição Madureira

-Observação da letra A ao M.O.C
-Profundidade do campo microscópico
-Ampliação utilizada/área real observada

Trabalho realizado por:
Hugo Lourenço nº11
Data: 13/02/2013

índice1
Introdução2
Procedimento exprimental3/4
Resultados5
Discussão6
Conclusões7Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………..8

O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).Constituição do microscópio:
ParteMecânica:
Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo-lhe estabilidade.
Coluna ou Braço: Haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta as restantes partes componentes do microscópio. Parte por onde se pega no microscópio.
Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. Tem no centro uma abertura – janela da platina – destinada àpassagem dos raios luminosos. A preparação é fixada por duas molas ou pinças.
Revólver: Suporte de objectivas, fixado à extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituição de uma objectiva por outra, colocando-as por rotação em posição de observação.
Tubo ou Canhão: Suporte cilíndrico da ocular.
Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grandeamplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina.
Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.
Parte óptica:
Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes constituindo um sistema ótico composto.
Objetiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada naextremidade mais próxima do objeto, ampliando a imagem do objeto (projeta uma imagem real, ampliada e invertida).
Objetiva de imersão: (100x) A lente frontal da objetiva é mergulhada num óleo de imersão ( de cedro ou anisol). A imersão tem por fim aumentar o valor da abertura numérica e portanto, o poder de resolução da objetiva. Quanto maior for o índice de refração, maior é a abertura numérica.Ocular: É uma associação de lentes que é colocada na extremidade do tubo, mais próxima do olho do observador e que recebe a imagem da objetiva, ampliando-a e tornando-a visível (fornece uma imagem ampliada, direita e virtual).
Sistema de iluminação: consiste na associação destas três peças fundamentais:
Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a refletir a luz que recebe da fonteluminosa para a platina (usa-se a face plana para refletir luz natural e a face côncava para refletir luz artificial).
Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio.
Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz refletida pelo espelho ou diretamente da fonte luminosa.


Cuidados a ter com oM.O.C


Antes de pegar na caixa do microscópio verifica sempre se está fechada.
Transporta o microscópio com ambas as mãos apoiando uma sob a base e outra segurando o braço.
O microscópio deve ser colocado na mesa, suficientemente afastado do bordo desta. Sobre a mesa deve apenas permanecer o material estritamente necessário.
Mantém sempre o microscópio em perfeito estado de limpeza econservação:
Evita molhá-lo;
Protege-o das poeiras, humidades ou vapores de reagentes utilizados em laboratório;
Tem especial cuidado na limpeza das suas lentes. As lentes devem ser limpas com um papel apropriado A objectiva de imersão, quando utilizada, deve ser limpa com um pano levemente embebido em benzinal.
Antes de arrumar o microscópio,...
tracking img