Homem e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
Face vestibular

      É lanceolada e pode ser inscrita num pentágono de bordas arredondadas, sendo uma face bastante convexa nos sentidos cérvico-oclusal e mésio-distal. Neste, são bemnítidos os sulcos de desenvolvimento e a bossa vestibular. Os dois sulcos escavam mais ou menos profundamente esta face, delimitando três segmentos de desenvolvimento desiguais: o lobo mediano, maior, quecorresponde à ponta aguçada que se observa na borda livre do dente; um lobo distal, ligeiramente menor; e um lobo mesial, pequeno. A bossa vestibular, localizada no terço cervical do dente, é nítida evolumosa. A partir dela, a face vestibular transforma-se numa superfície inclinada para baixo e para o lado lingual, quando se observa o dente de perfil.
   A face vestibular limitada por quatrobordas. A borda cervical é semicircular, de pequeno raio de curvatura e de convexidade voltada para a raiz; a borda mesial, divergente no sentido oclusal, é convexa e desce até os ¾ da altura da coroa; aborda distal, mais divergente e mais convexa que a mesial, é menos longa, descendo até 2/3 da altura da coroa; a borda livre ou incisal, que apresenta a forma de um V, tem um segmento mesial menor emenos inclinado, maior, que se acentua com o evoluir do desgaste natural do dente. Estes dois segmentos estão divididos por uma ponta nítida no dente jovem e por uma ponta que tem uma faceta plana nodente desgastado; esta ponta, no dente que sofre atrição acentuada, vai se transformando numa superfície plana, desaparecendo por completo transformando a borda incisal numa faceta bastante inclinadapara o lado distal.

 Face lingual

   Sendo discretamente menor que a vestibular, possui o contorno pentagonal e escavado nos dois terços oclusais, sendo bastante convexa no terço cervical, ondeexiste um cíngulo volumoso e característico. O desenvolvimento do cíngulo pode atingir dimensões tais que chega a formar-se na face lingual uma verdadeira cúspide. Desta saliência volumosa emanam...
tracking img