Homem e a biosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem e a Biosfera
O homem, como ser vivo faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo relações ecológicascom eles, algumas vezes de forma harmônica mas na maioria das outras vezes de forma desarmônica, com isso causando constantes prejuízos para a vida da biosfera em geral. A devastação de até biomas inteiros, a pesca abusiva, a substituição dos ecossistemas naturais poráreas destinadas a monoculturas e pecuária, o agronegócio em geral. Os seres vivos não domesticados dependem uns dos outros nos ecossistemas e mantêm relações específicas entre uns e outros e todos eles também interagindo com o meio ambiente onde vivem, se o meio ambiente desaparece para ceder lugar aos agronegócios humanos todos aqueles seres vivos endêmicos daquela região, são extintos. O homemmoderno e civilizado é adaptado apenas para viver em sociedade e dentro das cidades, ele consegue viajar e acampar temporariamente em quase todos os lugares do planeta mas, não consegue mais se adaptar à vida dos indígenas, ficou impossível para o homem moderno voltar a viver nú na natureza. Cada ser vivo tem um ambiente em que se adapta melhor e se o ecossistema em que ele vive for modificadopelo homem, a sobrevivência desses seres vivos fica ameaçada porque eles são dependentes desses ecossistemas que foram montados e organizados em teias alimentares estabelecidas durante milhões de gerações que fizeram a história da evolução genética dessas espécies que vivem por lá há milhões de anos, sendo por isso ecossistemas muito complexos dos quais pouco sabemos como funcionam realmente. Porisso, o homem tem uma responsabilidade acrescida na saúde da biosfera e compreender quão complexas e intrincadas são essas teias alimentares que demoraram milhões de anos em evolução para serem o que são hoje em dia, serem da forma como nós avistamos esses seres vivos que lutam pela sobrevivência nessas florestas e nesses oceanos cheios de vida mas que é uma vida frágil perante ao avanço do homem noafã de conquistar mais territórios para si mesmo sobre esses ecossistemas naturais e com isso causando a destruição deles.
Neste sentido, a UNESCO lançou, em 1971, o programa internacional "O Homem e a Biosfera" para incentivar a cooperação entre os países no sentido de conhecer e encontrar formas de evitar a degradação da biosfera.
O ser Humano e a Atmosfera
Estive a pensar em como o serhumano tem uma tendência enorme para estragar tudo a sua volta. O planeta Terra está totalmente virado do avesso com o buraco do ozono, o efeito de estufa, extinção das espécies, etc...
Tudo aquilo que nós fazemos depende de um equilíbrio muito delicado. Todas as nossas acções têm uma acção em sentido contrário ao que nós fazemos. O senhor Isaac Newton formulou 3 leis fundamentais para a física.Aquela que nos interessa é a 3ª – Para cada acção, e por acção entende-se força, existe uma reacção contraria em sentido, e igual em intensidade – ou seja, quando exercemos uma força sobre uma mesa, a mesa exerce em nós [na nossa mão, ou dedo, ou aquilo com que nós estejamos a aplicar a dita força] uma força de sentido contrário mas de igual intensidade.
Ora bem... Se aplicarmos a 3ª Lei da dinâmicade Newton vemos que as nossas acções têm consequências quaisquer que sejam essas acções que tomamos.
O ser humano não toma, na maioria das vezes, decisões muito boas. Todos os estragos que provocámos para melhorar a nossa qualidade vida levaram ao aparecimento do efeito de estufa. Pois... Forçamos o ambiente demais e agora o equilíbrio que existia tem de ser restaurado.

Os tufões e astempestades catastróficas que se vêem na televisão são tudo origem dos erros que nós cometemos. Teoricamente caso as correntes marítimas na zona da Antártida sejam afectadas em larga escala o sistema climática da Terra entra "em parafuso" numa série de calamidades naturais que só no cinema é que se pode ver.
Ora e como é que essas correntes podem ser afectadas? Boa pergunta...
Essas correntes que...
tracking img