Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Código da Prova: 12105106
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 1º Bimestre - 1º Semestre
Tipo: Bimestral
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos
Gerada em: 07/05/2012 18:55:35

Modo de prova: Substitutiva;

Campus:_______________________________________________ Turma: 2012Nome:_________________________________________________ Matrícula:____________

Assinatura:___________________________________________ Data:_________________

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões de múltipla escolha

Disciplina: 536540 - Homem e Sociedade

Questão 1: Pode-se afirmar que na globalização:
A)Os grupos culturais sãofacilmente localizados geograficamente.
B)Os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
C)Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
D)Os grupos culturais não existem.
E)“Grupos culturais” tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez quetodos somos iguais.

Questão 2: Assinale a alternativa com a definição correta de diversidade cultural:
A)Representa, basicamente, povos que entram em comércio internacional.
B)É, essencialmente, a passagem do tempo para as culturas.
C)A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdadabiologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.
D)É originada dos processos ambientais de formação das culturas e de suas convenções sobre os significados para a vida dos membros.
E)É outro nome para etnocentrismo.

Questão 3: Assinale a alternativacorreta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura:
A)Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas.
B)Os processos naturais, os ecológicos e aqueles culturais têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões muito próprias.
C)Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem.
D)A fala serve deexemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas (naturais) do homo sapiens sapiens com o aprendizado cultural.
E)Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, devem ser estudados separadamente.

Questão 4: A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais paraestudar a história e as funções sociais envolvidas em suas concepções de vida e de morte. Assinale a alternativa com trechos do livro-texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações em significados originais da morte, coerentes com os novos tempos de intensos contatos culturais entre os povos:
A)Pensando no caso dos funerais, a dor da perda de um indivíduo tem sido, ao longo da história humana, umexemplo de diversidade. Os funerais são rituais que expressam diferentes questões humanas com relação à inevitabilidade da morte, dos medos sobre a condição do morto após a morte, da putrefação do corpo, da perda de um ente querido etc., já que cada cultura responde de uma forma diferente: a cremação e o canibalismo do corpo do indivíduo morto são formas de solucionar a sua decomposição física; osegípcios desenvolveram o embalsamento para evitar esse processo; já o sepultamento é uma forma de afastar os vivos dos mortos.
B)Objetos utilitários, como as facas, podem servir também para demarcar posições de status social ou de especialização de funções. Assim, existem as facas com cabos adornados com madrepérola, ou com pequenos encraves de pedras preciosas e ouro. Nesse caso, não há uma...
tracking img