Homem e Sociedade

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Cultura
A cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, primeira norma, pois nascemos com todas as características que nos habilitam ao comportamento que nos caracteriza.Cada um de nós ao ser socializado em uma cultura, passa a aprender sempre e gradativamente como utilizar coisas como corpo, intelecto, a emoção e as regras de convívio social. Quando esse aprendizadofunciona de forma interativa, faz com que cada um de nós saiba como se comportar. Voltar as origens da cultura é também voltar à origem da humanidade, ter costumes e hábitos aprendidos écomportamento relacionado com a nossa sobrevivência e evolução enquanto espécie.
A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a Edward Tylor, no primeiro parágrafodo seu livro Primite Culture (1871). Tylor procurou, além disto, demonstrar que cultura pode um projeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas eregularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise ele capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução. Acrescenta-se que a cultura é um conjunto complexo que inclui osconhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
É importante ressaltar nessa definiçãode Tylor, que a caracterização da cultura é o resultado de processos de aprendizagem. O seu pensamento pode ser mais bem compreendido a partir da leitura deste seu trecho: ”Por um lado, a uniformidadeque tão largamente permeia entre as civilizações pode ser atribuída, em grande parte, a Lima uniformidade de ação de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus vários graus podem serconsiderados como estágios de desenvolvimento ou evolução...” (TYLOR, 1871 [1958, parte I, p.1]).
Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor a seu modo preocupa-se com a igualdade existente na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem sociedade
  • O homem na sociedade
  • homem e sociedade
  • homem e sociedade
  • Homem Sociedade
  • Homem e sociedade
  • Homem e sociedade
  • homem sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!