Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Marujada

Origem
A Marujada,  em Bragança,  teve inicio em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade e a primeira festa emlouvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores. Também conhecida com o nome de Bagre, Marujada é uma das mais belasmanifestações religiosas do folclore paraense. Essa dança ocorre, principalmente na Primavera, por ocasião dos festejos de São Benedito e é uma espécie de quadrilha dançada em roda, com grande número departicipantes. São os marujos (principalmente mulheres) no Pará que se vestem com um contrastante colorido, saias vermelhas, blusas brancas rendadas, colares e chapéus enfeitados com penas de avestruz,que traduzem, na realidade, toda a alegria e a seriedade, no cumprimento da promessa que muitos fazem, ou mesmo a descontração pelo prazer de participar de um dos mais belos eventos do calendáriofolclórico no Pará.

Há passos como o "retumbão",que tem um ritmo de tambor africano, ao mesmo tempo que lembra o lundu de outras regiões do Brasil, sendo mais formalística. O “chorado” também conta com oritmo do “retumbão”, variando seus sapateados quando a dançarina escolhe seu par, momento esse em que bate mais forte seus pés no chão.

Dirigidos pela "Capitã", a Marujada dança nas ruas e nascasas, reverenciando numa homenagem simples às pessoas queridas ou destacadas do local. Dançam em duas filas, indo à frente a capitã, que carrega um bastão de madeira, enfeitado de papel, tendo naextremidade superior uma flor.
E os homens, músicos e acompanhantes também são dirigidos por um capitão. Eles se apresentam de calça e camisa branca, chapéu revestido de pano, sendo a aba virada de um doslados. E os instrumentos usados são: tambor grande e pequeno, cuíca, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino.
A Marujada de outros lugares
A Marujada do Nordeste e outras partes do...
tracking img