Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relações Étnico-raciais
A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua históriaé marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, que impedem o seu pleno desenvolvimento econômico político e social.
A linha de pesquisa “Relações Étnicas eRaciais” reúne projetos que focalizam diferenças étnicas e raciais enquanto um jogo de articulações dinâmicas na construção de identidades múltiplas, que envolvem exclusões com base em definições destatus, classe, gênero, religião e outras, em diferentes contextos: a família, a vizinhança, a igreja, as relações de amizade, a universidade, os projetos culturais e os movimentos sociais.
PreconceitoA complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata.
Embora esse assuntoseja pouco comentado no ambiente escolar, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído depreconceitos que resultam em injustiças e são baseados unicamente nas aparências e na empatia. Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados em estatísticasreais, nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de auto-proteção. Em geral, os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas,drogados, traficantes, bêbados, más companhias, etc. Na verdade, é muito difícil definir o limite exato entre preconceito maléfico e preconceito benéfico. Por isso, a liberdade de interpretação pessoaldeve ser sempre respeitada.
É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e...
tracking img