Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem e Sociedade

Segundo o pensamento de Laraia,dar-se-a concluir então que o início das nossas diferenças atuais partem desdes o passado. Seja elas partidas de países e/ou continente diferentes. Suas palavras foram o suficiente claras para quebrar o dilema de saber o porque de tanta diferença em um único povo. A espécie dominante do planeta na qual mesmo não sendo adequado,pôde atingircéus,mares e terras. Laraia cita em alguns pontos que a diferença de povos ou até mesmo cultura familiar varia muito da educação diferenciada em ambientes distintos;pode-se concluir isso segundo pensamento de alguns historiadores.

Muito mais antes do que podemos imaginar,há quem vá se arriscar a descrever e comparar costumes de povos diferentes,até mesmo sendo banalizados por demais,em determinadoponto do livro uma parte que chama muita a atenção é direcionado referente aos costumes germânicos(Alemães),muito antigamente pelo respeito matrimonial e leis de dote,analisados por Tacito,diferente do ponto de vista de Marco Polo que foi voltado para atração de modo e costumes da antiguidade tártara,como a mulher desde então já era desvalorizada,pelo fato de ter total obrigação de cuidar da casae dos demais deveres que pode se imaginar,e ai dela se fosse ter que se preocupar com caça,guerra e falcoaria,que era o único dever dos homens. Fugindo totalmente dos modos ''internacionais da antiguidade'' chama-me muito a atenção do casamento entre os pensamentos de Heródoto e Pe.José de Anchieta,ao descreverem os costumes dos lícitos.

Aos dias atuais podemos notar que a diferença se fazcada vez mais presente em nosso cotidiano,sejam elas criados nos antepassados ou recentemente,ás vezes é importuno citar exemplos como casos bizarros,até claro por respeito,é tocante e estranho ter que imaginar que em determinados países por exemplo cuja degustação de determinados tipos de espécies animais é extremamente proibida ou por hábitos religiosos ou etc;Ou mais,mostrar a nudez em públicocomo fosse um ato normal em determinadas praias,e indo bem mais além,o costume de as mulheres andarem totalmente cobertas para simbolizar um ato de respeito.

O homem dentre todas as espécies conseguiu elevar a capacidade de pensamento muito mais além do que seus ancestrais,pelo fato de saber se comunicar oralmente,ou construir instrumentos,como soube estabelecer seus próprios propósitos e leissoube se civilizar,a idéia de comercializar oque melhor sabe fazer,em troca de objetos ou até mesmo algo que o vá alimentar. Assim sendo, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral.O Homem é o resultado do meio cultiralem que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e invenções.

Durante muito tempo,e até mesmo nos dias atuais,repara-se que o assunto voltado para abordagem do tema '' cultura'' é um poucocomplexo de ser discutido com estudiosos,pelo fato de cada vez mais se levantarem teses sobre a vida humana,o início,o comportamento da vida humana. Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que têm a oportunidade de utilizar o conhecimento existente ao seu dispor, construído pelos participantes vivos e mortos de seu sistema cultural, e criar um novo objeto ou uma nova técnica. Nestaclassificação podem ser incluídos os indivíduos que fizeram as primeiras invenções, tais como o primeiro homem que produziu o fogo através do atrito da madeira seca; ou o primeiro homem que fabricou a primeira máquina capaz de ampliar a força muscular, o arco e flecha etc. São eles gênios da mesma grandeza de Santos Dumont e Einstein. Sem as suas primeiras invenções ou descobertas, hoje consideradas...
tracking img