Homem e sociedade - livro "a revolução dos bichos”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Grupo







Livro “A Revolução dos Bichos”
Georg Orwell






1) Caracterise:


Sr. Jones: Era o proprietário da Granja Solar, um homem irresponsável e impiedoso, com seus bichos, muitas vezes deixando-os famintos. Porém tinha problemas com o álcool. Achava-se muito esperto, mas foi expulso de sua própria granja pelos seus próprios animais.




Major: Oporco mais velho da granja, foi um grande campeão numa exposição, era provido de grande inteligência, com um porte majestoso, sábio e benevolente revolucionário, sempre preocupado com o bem estar dos seus semelhantes, o mesmo estiga a revolução e ensinou o animalismo entre os animais.




Sansão: Um cavalo de quase um metro e noventa de altura, tinha uma macha branca no focinho que davalhe um ar de estupidez, não tinha muita inteligência, porém forte, muito trabalhador, não questionava, e cumpria suas obrigações, pensava que era para isso que estava ali e vivia para isso, além da sua dedicação e fidelidade á causa dos animais.




Benjamin: O burro, o animal mais velho da granja e o mais moderado, de poucas palavras e quando o fazia, era para emitir uma observação cínica,camarada de poucas risadas, pois dizia não ter motivo para o tal, tinha afeição por Sansão e passava horas ao seu lado todos os domingos sem dizer se quer uma palavra.




Moises: O corvo domesticado, animal de estimação de Jones, era um espião e mentiroso compulsivo. Mas muito hábil na conversa, afirmava que havia uma "montanha de açúcar" numa região misteriosa, que acreditava que erapara lá que os animais mortos iriam. Também, um pouco odiado pelo os outros animais por deixar o serviço sem fazer e ficar contando suas histórias. Porém abandonou seu dono no inicio da Revolução dos Bichos.


Garganta: Um porquinho inteligente, de bochechas redondas, olho sempre piscando, com um poder extremo de persuasão, manejava as palavras com brilhos e quando discutia algum ponto maisdifícil, tinha mania de dar pulinhos de um lado para o outro. Encarregava-se de transmitir aos animais o que Napoleão queria, convencendo-os de que tudo era para o bem de todos. Representa o homem esperto, capaz de convencer facilmente os demais, modificou e manipulou os mandamentos, por ser alfabetizado aproveitava dos outros que não provia de alfabetização.


Ovelhas e Cães: As ovelhas eramas mais estúpidas, passavam horas repetindo a mesma coisa, e uma delas era "quatro pernas bom, duas pernas ruim", as mesmas repetiam tudo que é lhe falado sem ter muito conhecimento sobre o assunto, não conseguiam se quer aprender os sete mandamentos. Já os cães aprenderam a ler razoavelmente. Eram fieis escudeiros, eles são os representantes da força bruta, foram treinados por Napoleão parafuturamente defende-lo e foi o que houve, ao final eram seus guardas fieis e tomavam conta dele e da casa.








Bola-de-neve: Também porco, era mais ativo que Napoleão, de palavra mais fácil e o mais imaginoso, porém não gozava da mesma reputação quanto à solidez do caráter, foi quem assumiu a granja depois da revolução, embora, era o mais inteligente da granja. Bola-de-Neve era adeptoda igualdade social para todos, e mesmo sendo o administrador da Granja dos Bichos, não tinha nenhuma regalia. Representa o homem que exerce uma liderança positiva, que age em favor do bem de todos. Mais foi induzido ao exílio pelos cães de Napoleão.




Napoleão: O único porco Berkshire da fazenda, pouco falante, mas com a reputação de possuir grande força de vontade. Um tanto cruel,bruto, sem escrúpulos, desonesto, egoísta e impiedoso, com muita ambição de poder, usava Moises e Garganta para controlar os outros animais. Foi o porco que deu o golpe em Bola-de-Neve. Subestima todos os companheiros, prejudica-os, maltrata-os sem piedade. É o homem enfeitiçado pelo poder e pela riqueza. Napoleão representa o desejo da onipotência, do poder absoluto e, para conseguir seus...
tracking img