Homem e moralidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Humanismo e cultura religiosa

O Homem, sua moralidade e suas atividades
 
 
O ser humano, desde o nascimento, está em constante aprendizado. Desde seus pais, tutores, amigos e etc, até asmaquinas (PC's, Televisões e celulares), todos jorram infinitas informações sobre o certo e errado, como fazer e porque fazer.
Durante esse trajeto ele aprende o que gosta e tem interesse em níveisdiferentes de raciocínio:
- Quando num período mais infantil o ser humano tende a procurar mais os prazeres e evitar dores e problemas.
- Em um estágio diferente o ser humano passa a respeitar o poder deoutra pessoa, muitas vezes por medo.
- Devido à necessidade de integração, o ser humano, passa por um estágio de submissão às vontades do grupo, período onde a razão, se bem fortalecida, pode evitarque ele se meta em encrencas.
- Por fim, com toda a carga/experiência adquirida, o ser humano, tenta se guiar por si.
Alguém criado com base no medo, preconceito, hipocrisia, apego ao dinheiro, porexemplo, não poderá tomar decisões acertadas (de um ponto de vista lógico e racional), visto que suas bagagens não lhe fornecem isso.
Estudos mostram que a maior parte dos seres humanos são pobres.Isso pode se dar porque eles, em sua maioria, são destituídos de alicerces éticos e racionais sólidos.
O meio contribui com a forte imposição do capitalismo e outras ferramentas alienadoras quedificultam ao ser humano um crescimento social, mas também é fato que o próprio “pobre” não faz por merecer, visto que a maquina do capitalismo é principalmente alimentada e mantida pelo próprio “pobre”.Defendo que se o ser humano desenvolver sua moralidade com princípios éticos, passando a valorizar sua existência, todas as demais questões seriam sanadas consequentemente.
Trabalho:
- Homem tratadoigual a uma mercadoria somado a “viver a qualquer custo” resulta em um homem, em um ser humano que se vende por pouco sem saber como dizer não.
Faz-se necessária uma mudança de pensamento,...
tracking img