Homem faz a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LABSOFIA




homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
1. Somos nós que fazemos a hora? Ou a hora que vem marcada pela sociedade que vivemos?R: Segundo a música de Geraldo Vandré, somos nós quem fazemos a nossa hora, basta saber fazê-la ou utiliza-lá, é como se dizer: quem quer vai atrás e nãoespera tudo de "mão beijada".
2. O que, afinal, o "sistema" nos obriga a fazer em nossa vida?
R: O "sistema" citado no texto é a qualidade de vida, ou em outraspalavras sua classe social. Tem mais favorecimento aqueles que tem condições melhores para si e sua família, aqueles que não tem muitos meios, como o Chico Britoda música de Paulinho da Viola, resta apenas o que sobrou da sociedade, ou seja, a marginalidade, o mundo está sendo aos poucos dominados por esses que tem maiscondições, e assim o contraste vai aumentando cada vez mais.
3. Qual a nossa margem de manobra?
R: Transformamos o meio que está em nossa volta, mas nuncaparamos para reparar nessas mudanças, um simples ato, por menor que ele seja, pode ser essencial para mudar em algo que está na sociedade. Um exemplo ecológico, éo fato de jogar o lixo no chão, na hora não estamos nem aí, mas num futuro não muito distante isso poderá nos atingir com desastres ambientais. Ou seja, pormais que não notamos, cada passo que damos estamos de algum jeito modificando a natureza.
4. Qual o tamanho da nossa liberdade?
R: Somos libertos dentro doslimites impostos pela sociedade, muitas vezes queremos algo e dizem que temos liberdade para aquilo, mas sempre tem empecilhos que não nos deixam realizá-los.
tracking img