Homem cordial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES
1. Quais foram as principais contribuições de Gilberto Freyre para a sociologia brasileira?
2. O que se pode observar de diferente entre as abordagensde Gilberto Freyre e de Caio Prado Jr.?
3. Como podemos entender o conceito de homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda?
1. Certamente são muitas, masdestaca-se, no aspecto da historiógrafa, a maneira inovadora de considerar a história, não por meio de grandes feitos, mas sim pela análise da vida cotidiana, incluindo-seaí relatos orais e documentos manuscritos. Teria sido ele, então, um dos primeiros a pensar em "patrimônio imaterial"? Muitos acreditam que sim. “Ele foi oprecursor do conceito de patrimônio imaterial, conceito este que se concretizou com enorme sucesso”. Em "Casa-Grande", o papel de índios e negros na formação do povobrasileiro é valorizado de forma praticamente inédita.
2.      Caio Prado Jr. é identificado pelo marxismo, sua vida foi marcada pela militância politica, suasanalises eram basicamente sobre categorias econômicas, Caio Prado tratava do comércio interno no Brasil Colonial, para que houvesse compreensão da dinâmica da sociedadebrasileira colonial. Gilberto Freyre fazia abordagens sobre a vida social no Brasil, preocupava-se em compreender o papel das populações negras e índias para aformação da cultura brasileira.

3. “O brasileiro é conhecido como o homem cordial, e isso reflete sua busca de pessoalidade e informalidade nas relações”. Fazendocom que seja menos rigoroso na observância de prescrições bíblicas, principalmente em relação a família e sexualidade, o que pode levar o país ao caos moral.
tracking img