Homem, cidade e arte: metamorfoses urbanas na poética expressiva de marcus jansen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE – UNIFLU FACULDADE DE FILOSOFIA DE CAMPOS CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

HOMEM, CIDADE E ARTE: METAMORFOSES URBANAS NA POÉTICA EXPRESSIVA DE MARCUS JANSEN

SÔNIA PAULA PORTES MOREIRA SUÉLIA PEIXOTO SARDINHA

CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 2011

SÔNIA PAULA PORTES MOREIRA SUÉLIA PEIXOTO SARDINHA

HOMEM, CIDADE E ARTE:METAMORFOSES URBANAS NA POÉTICA EXPRESSIVA DE MARCUS JANSEN

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fluminense/ Faculdade de Filosofia de Campos – UNIFLU/FAFIC como requisito parcial para a conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Orientadora: Prof. Danuza da Cunha Rangel

CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ 2011

Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Homem,cidade e arte: metamorfoses urbanas na poética expressiva de Marcus Jansen”, elaborado por Sônia Paula Portes Moreira e Suélia Peixoto Sardinha, apresentado publicamente perante a Banca Avaliadora, como parte dos requisitos para conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense/ Faculdade de Filosofia de Campos UNIFLU/FAFIC.

Aprovada em..........................................

Banca Avaliadora:

.............................................................................................................................. Danuza da Cunha Rangel - Orientadora (Ms. Em Cognição e Linguagem- UENF/RJ)

.............................................................................................................................. Jane Beatriz Rangel deAndrade (Especialista em Arte Educação Literatura ,Memória Cultural e Sociedade) .............................................................................................................................. Vera Lucia Pletitsch (Ms. Arte e Cultura Contemporânea –UERJ/RJ)

Aos nossos amigos, familiares e professores. A todos aqueles que, direta ou indiretamente, acreditaram e nos incentivaram alutar pelos nossos ideais.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a nossa orientadora, Profª Danuza Rangel por nos apresentar ao trabalho do artista Marcus Jansen e aceitar o nosso pedido de orientação, mesmo em meio a circunstâncias tão difíceis; Agradecemos à Edina Maria Portes Moreira, Paulo Prata Moreira e Junior Marcio da Silva Santos pelo apoio durante todo este processo; Agradecemos à FranthescaRibeiro pela indicação de algumas referências bibliográficas; e Agradecemos, em especial, a Lazlo Hagymasi, por enviar, como cortesia, a publicação do livro do artista juntamente com um catálogo de suas obras.

Não se faz história sem crítica, e o julgamento crítico não estabelece a “qualidade” artística de uma obra a não ser na medida em que reconhece que ela se situa através de um conjuntode relações, numa determinada situação histórica e, em ultima análise, no contexto da história da arte em geral. [...]o que avaliamos não é um tipo de obra, mas um tipo de processo, uma maneira de relacionar-se; em outras palavras, o dinamismo ou a dialética interna de uma situação cultural na qual a obra que estudamos (se ela é, de fato, a que pensamos ser) se insere naturalmente, liga-se a umcontexto, funciona. É um juízo histórico que não encerra, mas abre a investigação. [...] O artista não é produto de uma cultura, ele aparece de repente e a sua tarefa é abrir os olhos do mundo, de modo que os homens pensem ter estado cegos até aquele momento. (ARGAN, 2005, p.15,17 e 46)

RESUMO

Trabalho de pesquisa para a conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, que investiga arelação entre o homem, a cidade e Arte através do expressionismo urbano do artista norte-americano Marcus Antonius Jansen. Esta pesquisa inclui o desenvolvimento de um instrumento pedagógico aplicado a um trabalho educativo de caráter experimental, desenvolvido em instituição escolar, que teve por objetivo levar os alunos a uma percepção do seu espaço/cidade e do espaço urbano em geral como lócus...
tracking img