Home office

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOME OFFICE: ORIGEM, CONCEITO E INFERÊNCIAS SOBRE O SIGNIFICADO SOCIAL DO NOVO MODELO DE TRABALHO FLEXÍVEL
Elisangela Lobo Schirigatti1 Luis Fernando Fonseca Kasprzak2

RESUMO

Este estudo pretende contribuir para a compreensão do conceito de home office, como um novo modelo de trabalho flexível advindo das transformações ocorridas no mercado de trabalho, evidenciando a importância da suaabordagem respeitando o contexto sociocultural. Com base nessas considerações, os pontos de discussão são: elucidar os fatores conotativos que podem influenciar a construção conceitual do objeto de estudo sob a ótica da semântica clássica, Utilizando-se para isso, as bases do conhecimento declarativo que norteiam as aplicações da relação causal, para extrair inferências da tríadecasa–escritório–trabalhador e incentivar a reflexão sobre a temática em questão.

Palavras-chave: Trabalho flexível, home office, semântica, representação social do trabalho, psicologia do trabalho.

1

2

Mestre em Gestão do Design e do Produto pela UFSC, Especialista em Marketing pela PUCPR, Designer de Produto pela PUCPR e docente do Curso de Administração e Marketing da Faculdade Expoente. Mestre em Gestão doDesign e do Produto pela UFSC, Especialista em Marketing pela PUCPR, Designer de Produto pela PUCPR e docente do Curso de Design de Produto da PUCPR.

GESTÃO • Revista Científica de Administração, v. 8, n. 8, jan./jun. 2007

27

ABSTRACT

This work aims to contribute for the comprehension about the home office’s concept like a new model of the flexible work. It comes from the newstransformations occurring in the market work. Showing for this, the importance of it’s into the context social cultural. Bases in these considerations, the points of discussions involve showing the connotative factors that could be influents in the concept construction of this subject. Include a point of view from classic semantic. Using for this, the base of the declarative knowledge, it is consideredthe orientation to the applications into causal relation, for extract inferences about the triad home-office-worker and incentive the reflection about the thematic. Key-words: flexible work, home office, semantic, social work representation, psychology of the work.

28

GESTÃO • Revista Científica de Administração, v. 8, n. 8, jan./jun. 2007

INTRODUÇÃO Na concepção home office, o trabalhoprofissional é desenvolvido em ambientes diferenciados mas que compartilham a infra-estrutura do ambiente doméstico. O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas divulga que este novo modelo empresarial, decorrente da globalização da economia e do aumento da terceirização de serviços, está em expansão e vem mudando o perfil do emprego. A tendência mundial quebra os paradigmas darelação empresa–profissional e promete maiores oportunidades nos setores de contabilidade, cosméticos, alimentos, confecções, publicidade, computação gráfica e consultoria em geral. O número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa tem sido cada vez maior, transformando as home offices em alavancas do setor empresarial e da economia nacional. Esses números são bastante expressivos:as micro e pequenas empresas cresceram, em menos de uma década, de 665 mil, para 3,5 milhões atuais, ou seja, 500%. O setor é responsável por 52% do Produto Interno Bruto do País. (SEBRAE, 2006, p.01) Esse fato pode estar relacionado à questão financeira, pois o trabalho flexível é ideal para o profissional que deseja iniciar uma pequena atividade empresarial por conta própria e pode facilitar ocrescimento de um negócio com um risco mínimo, ou seja, com um baixo investimento. Lannes (1998, p. 86) compara as mudanças das características do modelo de trabalho tradicional com as novas tendências do mercado de trabalho, destacando a importância de uma relação mais honesta e transparente desde o final do século XX. Na figura 1 o autor conclui que essas tendências se refletem no novo...
tracking img