Holomodor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO



2 Holodomor é o termo atribuído a uma fome de grandes proporções que atingiu o território da União Soviética, em particular as regiões da Ucrânia e do Cáucaso do Norte entre os anos de 1931 a 1933. De caráter supostamente genocidário, ainda hoje levanta inúmeros questionamentos sobre quais os reais motivos de seu acontecimento. Com a ascensão de Stálin ao poder, a recém criadaURSS experimenta uma série de grandes transformações de ordem social e política no intuito de adequar a sua sociedade ao regime comunista. Por conta do cumprimento das metas do I Plano Qüinqüenal (1928-1933) que pretendia sobretudo a rápida industrialização do país, o setor agrícola é o que mais sente as transformações por quais passa o regime. Com a luta travada entre os camponeses, em especial osucranianos, e o governo, a situação alimentar torna-se delicada. O presente trabalho tem como objetivo analisar este período histórico, bem como levantar as possíveis causas, (política, étnica e sociais) desta tragédia provocada pela fome. Conclui-se que, o tema é de estudo recente e tanto os historiadores quanto a comunidade internacional ainda não possuem uma posição definida em relação a esteacontecimento e suas causas (genocidária, étnica ou natural). Atualmente existe a pressão da Ucrânia pela abertura de documentos secretos da ex-União Soviética, bem como do reconhecimento por parte da Rússia e de demais países do Holodomor como uma tragédia genocidária contra a etnia ucraniana.


Palavras-chave: Holodomor; Coletivização; Agricultura; União Soviética.




1 INTRODUÇÃOHolodomor é o nome dado à fome de caráter supostamente genocidário que atingiu e devastou principalmente o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na época a União Soviética), durante os anos de 1932 - 1933. Este acontecimento, representou um dos mais trágicos capítulos da História desta república, devido ao enorme custo de vidas de seres humanos. Apesar de esta fome terigualmente afetado outras regiões do território soviético, o termo Holodomor é aplicado especificamente aos fatos ocorridos nos territórios com população de etnia ucraniana.

O termo Holodomor deriva da expressão ucraniana Moryty Gholodom, tendo como raíz etimológica as palavras holod (fome) e moryty (matar através de privações, esfaimar), significando por isso matar pela fome. O termo foiutilizado pela primeira vez pelo escritor Oleksa Musienko, num relatório apresentado à União dos Escritores Ucranianos de Kiev, em 1988. (WIKIPÉDIA, 2010).





2 O INÍCIO: A REVOLUÇÃO RUSSA


A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos acontecidos na Rússia que, após a eliminação da autocracia russa e do Czar Nicolau II e também depois do Governo Provisório, resultou noestabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, de orientação comunista, em 1922 e que durou até 1991.

Após a tomada do poder pelos Bolcheviques, uma série de medidas imediatas foi implantada pelo governo, na tentativa de atenuar a grave crise social por qual atravessava o país. Algumas destas medidas, seriam,posteriormente, levadas ao extremo pelos dirigentes comunistas.

Segundo Branco (2010):

O novo governo, presidido por Lênin, adotou uma série de reformas radicais, baseadas no marxismo e executadas por meio da ditadura dos sovietes. Os objetivos dos comunistas não eram apenas derrubar o governo provisório; Procuram criar uma nova sociedade, baseada no socialismo. Nacionaliza as terras queeram de propriedade da nobreza e da igreja e cede aos camponeses o direito exclusivo de sua exploração. O controle das fábricas é transferido aos operários, os estabelecimentos industriais são expropriados pelo governo e os bancos nacionalizados. Moscou passa a ser a capital do país. A propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas) foi abolida.

A Revolução de Outubro...
tracking img