Holografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Holografia

Holografia é o nome que se dá para a forma de se apresentar uma imagem em três dimensões. Tal como a fotografia, a holografia é uma técnica para registrar em filme a informação relativa a um objeto ou cena. Entretanto, os mecanismos básicos utilizados, bem como a natureza das imagens produzidas, diferem bastante de uma para outra. A fotografia comum produz uma representação em duasdimensões do objeto. Já a holografia, capta a informação em três dimensões, ou seja, inclui a profundidade.
Essa técnica foi concebida conceitualmente em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1971, mas o campo de sua pesquisa não se desenvolveu na época, pois lhe faltavam os equipamentos. Assim, foi executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser.O nome holografia vem do grego holos (todo, inteiro) e graphos (sinal, escrita), pois é um método de registo "integral" com relevo e profundidade. Os hologramas possuem uma característica única: cada parte deles possui a informação do todo. Assim, um pequeno pedaço de um holograma terá informações de toda a imagem do mesmo holograma completo. Ela poderá ser vista na íntegra, mas a partir de umângulo estreito. Um exemplo disso são os coloridos emblemas de segurança dos cartões de crédito.
Desta forma, a holografia não deve ser considerada simplesmente como mais uma forma de visualização de imagens em três dimensões, mas sim como um processo de se codificar uma informação visual e depois (através do laser) decodificá-la, recriando "integralmente" esta mesma informação. É importante notarque diversas formas de projeção são erroneamente chamadas de holográficas por resultarem em imagens que aparentemente estão no ar (projeções sobre telas transparentes, películas de água, fumaça ou óleo). Na verdade, o sentido da holografia é o da reconstrução e da integralidade da imagem e não de uma impressão visual fantasmagórica.
A imagem abaixo demonstra como é feita uma simples montagemclássica de um holograma:

Montagem Clássica

O processo holográfico pode ser descrito da seguinte maneira: é feita a gravação da imagem do objeto em um holograma, que nada mais é do que um filme de alta resolução capaz de registrar um padrão de interferência de ondas. São necessários dois feixes de luz Laser, ou seja, dois raios de luz coerentes e monocromáticos, provenientes da mesma fonte. Noestágio de gravação, uma parte da luz é utilizada para iluminar o objeto, enquanto outra parte é utilizada como feixe de referência. O raio de referência e a luz refletida pelo objeto se interferem, e o resultado deste padrão de interferência é gravado no filme holográfico, formando o holograma.
No estágio de reconstrução, isto é, durante a visualização posterior, o holograma é iluminado apenaspelo raio de referência, produzindo réplicas das frentes de ondas refletidas pelo objeto original. São precisamente estas frentes de ondas reconstruídas que podem ser observadas visualmente e que transmitem a imagem do objeto.

Laser
Existem vários tipos diferentes de lasers usados atualmente e estão surgindo novos o tempo todo. O mais popular é o tipo hélio-neônio, primeiramente inventado em1961 e que é também o mais usado em holografia.
O laser deste tipo consiste em um tubo de gás cheio de uma mistura precisa de dois gases, hélio e neônio. O tubo é selado e permanece transparente em ambas as extremidades. Em uma delas é colocado um espelho com alta qualidade de reflexão (100%). Na outra é colocado outro espelho que reflete em torno de 98% ou um pouco menos. A colocação dos espelhosé crítica - eles têm que estar perfeitamente paralelos e a distância entre eles têm que ser um múltiplo exato do comprimento de onda que o laser vai produzir.
A energia apropriada deve ser irradiada dentro de um tubo de modo a fazer os elétrons alcançarem níveis de energia mais altos. Isto é o que a fonte de energia faz, pela estimulação dos átomos de hélio. Os átomos de neônio são então...
tracking img