Holografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Holografia
a. Definição
O termo holografia também é conhecido por holograma, que quer dizer "registro inteiro" ou "registro integral".
Os hologramas são registros de objetos que quandoiluminados de forma conveniente permitem a observação dos objetos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registrar as diferentes intensidades de luz proveniente da cenafotografada, os hologramas registram também a fase da radiação luminosa proveniente do objeto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objeto iluminado, permitindoreconstruir uma imagem com informação tridimensional.
Como os hologramas possuem a informação do todo, assim um pequeno pedaço de um holograma terá informações de toda a imagem do mesmo holograma completo.Ela poderá ser vista na íntegra, mas a partir de um ângulo restrito. A comparação pode ser feita com uma janela: se a cobrirmos, deixando um pequeno buraco na cobertura, permitiremos a um espectadorcontinuar a observar a paisagem do outro lado, de um ângulo muito restrito. Mas ele ainda verá toda a paisagem pelo buraco preto.
b. Histórico
A holografia foi inventada em 1947 pelo engenheiroelétrico Dennis Gabor, húngaro que trabalhava (após a 2a guerra mundial) na Inglaterra e que inventou várias outras coisas, permitindo inclusive a iluminação pública de qualidade que temos hoje nas ruas.Gabor pesquisava uma maneira de obter mais nitidez nos registros da microscopia eletrônica, onde as lentes eletromagnéticas davam uma aberração que se mostrava difícil de reduzir. Então, pensouele, eliminemos as lentes! Isto porque sabia que a informação correspondente à luz, estava toda nela independente de haver ou não lentes.
Ele fez experiências usando luz de lâmpadas demercúrio de baixa pressão, com filtro de cor verde, que provaram o que afirmava. Em 1958, sem saber da invenção de Gabor, o físico Yuri N. Denisyuk lé um livro de ciencia ficção e, inspirado por ele...
tracking img