Hohje

451 palavras 2 páginas
Resumo: Devido ao crescimento do interesse das empresas brasileiras em exportarem e a concorrência cada vez mais acentuada, as mesmas precisam estar habilitadas para competir com seus produtos tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Referente ao setor têxtil, a Depec (2009) const atou que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil e de confecções do mundo situando-se em 6º lugar. Porém as exportações neste mesmo setor encontram-se somente em 46º lugar. Com esses dados pode-se constatar que o segmento de confecção no Brasil é pouco expressivo, mesmo com as roupas brasileiras vistas com credibilidade no mercado internacional. Desse modo, é importante realizar esse estudo, tendo em vista identificar os fatores que dificultam a inserção das empresas de confecção de moda íntima feminina no mercado internacional. Objetivo:
Conhecer os desafios das pequenas e médias empresas de moda íntima feminina dos municípios de Criciúma, Morro da Fumaça e Tubarão – Santa Catarina a ingressarem no mercado internacional. Metodologia: Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a pesquisa descritiva de caráter predominantemente qualitativo.
Para a coleta de dados adotou-se uma entrevista estruturada gravada, cujo número de empresas participantes foi um total de 9 (nove). O critério de seleção da amostra foi a não-probabilística do tipo intencional, em que selecionou -se as empresas dos municípios de Criciúma, Morro da Fumaça e Tubarão que tivesse mais de 20 funcionários, consideradas empresas de pequeno, médio e grande porte , segundo categoria estabelecida pelo SEBRAE (2010) . Resultados: a) (56%) das empresas estão no mercado entre 15 a 20 anos, sendo que grande parte delas é de pequeno porte (89%); b) estas empresas distribuem seus produtos em todos os estados brasileiros, porém a predominância é na região sul (46%); c) a maioria dos produtos fabricados são comercializados através de marca pr ópria (56%), sendo que 33%
delas

Relacionados

  • Tecnologia nos dias de hohje
    511 palavras | 3 páginas