Hodroginastica

504 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RESUMO: VALORES DE CONSUMO DE OXIGÊNIO DETERMINADOS PELO TESTE CARDIOPULMONAR EM ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

Marcelo Zwang
Clair Wathier
Introdução: hoje em dia uns dos principais é o sedentarismo em qualquer faixa etária da população, o agravante maior é na adolescente por ficarem muito tempo na frente da televisão, internet... e com isso menos tempo para fazer atividade física que acarretam futuros problemas de saúde. Se por outro lado se tiver uma aptidão física o risco diminui, (cardiovascular pressão arterial.) e a relação do consumo máximo de V02 Max. relação a sua importância do teste a literatura brasileira não tem muito dados pra referencias. A identificação dos valores VO2max. além de se usado auxilio para o risco de saúde também é usado para prescrição do exercício. Além de tudo isso que mais dificulta é que o adolescente está em fase de transição para vida adulta, muitas mudanças estruturas e hormonal.
Métodos: foi realizado este trabalho de março 2003 á 2005 em escola da rede publica do município de Vitória (ES), em ambos os sexos na faixa etária de 10 a 14 anos e sua equação utilizada uma confiabilidade de 95%. As escolas foram sorteadas e os alunos também foram convidados a participar e sua participação era autorizada pelo seu responsável. Foram sorteados 177 do sexo masculino e 203 do sexo feminino. A medida antropométrica foi feita a partir da massa corporal o IMC (para adolescente é usado outro valores padrões em relação aos adultos) para ter como parâmetro, sobrepeso, obesidade, ideal, qual atual situação das medidas. 0 protocolo foi aprovado pelo comitê de ética da faculdade Salesiana de Vitória. Considerando a idade e as condições físicas de cada adolescente foi feito um acompanhamento durante o teste, o que permitiu o monitoramento das condições preditas antes do teste.
Resultados: os valores médios do VO2max. para os adolescentes da população

Relacionados

  • Hidroterapia
    19928 palavras | 80 páginas