Hobbes e kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Hobbes, nasceu em 1588, na aldeia de Westpont, Malmesbury, Inglaterra, e morreu em Hardwick no ano de 1679. Em sua obra procurou uma concepção puramente dedutível de natureza e da sociedade organizada.
Estudou em Oxford University, na Inglaterra, onde estudou os clássicos, concluindo seu bacharelado em 1608. Viajou para diversos países europeus, tendo contato com cientistas políticos eaprofundando seus conhecimentos sobre diferentes formas de governo. Enquanto esteve fora da Inglaterra, se interessou em saber porque as pessoas, quase sempre, se afastam das regras e ordenamentos jurídicos estabelecidos e analisou qual deveria ser a melhor forma de Governo em seu país.
Immanuel Kant nasceu em 1724, na cidade de Konigsberg, no leste da Prússia, onde morreu dois anos antes decompletar 80 anos. Em sua obra se dá grande importância a moral e política.
Kant destacou-se como aluno na Universidade de Konigsberg, que ingressou aos 16 anos. Trabalhou durante algum tempo como professor particular e aos 31 anos começou a ministrar palestras. Crítico do utilitarismo, Kant defendia que justiça é dar às pessoas aquilo que elas moralmente merecem.
Começaremos comparando os autoressobre o Estado de Natureza, posteriormente a passagem desse Estado para o Estado Civil e a importância dessa passagem para os dois autores.
Para Immanuel Kant um estado não-jurídico, portanto um Estado de Natureza, é provisório e deve levar ao estado civil. O Estado provisório tem a necessidade de transformação, e permanecer nele levaria a uma injustiça permanente. Para Thomas Hobbes, oEstado de Natureza também é provisório e caminha para o Estado Civil, no entanto discorda do outro autor em questão, quando se trata de uma injustiça permanente no Estado provisório. Na teoria hobbesiana, justiça e injustiça só existe entre homens que vivem em sociedade, para ele os homens vivem em constante conflito ou em expectativa do mesmo, o que gera medo da morte violenta e como conseqüênciadessa “guerra” entre homens nada pode ser injusto.
Quando tratamos da passagem do Estado de Natureza para o Estado Civil, Hobbes expõe que só se dará, quando houver total eliminação do Estado de Natureza no Estado Civil, ou seja, uma completa alienação dos direitos naturais para a autoridade do Estado, surgindo assim um Estado absolutamente novo. E como conseqüência a garantia do bem-estar comum, afelicidade de todos.
Em oposição Kant defende que o estado civil é aquele que deve possibilitar o exercício dos direitos naturais através da organização e da coação. Para ele essa passagem deve ser realizada para obedecer a uma lei moral, agir simplesmente porque é o certo a se fazer, sem pensar nas conseqüências, positivas ou negativas, assim cada pessoa pode procurar sua felicidade,individualmente.
Tanto para Kant quanto para Hobbes a passagem para o estado civil acontece por meio de um contrato originário, um pacto, que não necessariamente é um fato histórico, e sim uma justificativa racional. Assim Hobbes é considerado o primeiro autor contratualista e Kant o último.
Quanto ao conteúdo do contrato social, Hobbes defende que o povo se submeter ao contrato, aliena-se, abdica-sede seus direitos naturais em favor do Estado, de seu Soberano. De certo modo Kant concorda com essa teoria, pois para ele o povo deixa sua “liberdade externa”, para depois retomá-la, como membros de um corpo comum.
Kant e Hobbes defendem o conceito de liberdade negativa, que diz que se é livre onde a lei silencia, no entanto Kant também defende a idéia de liberdade como autonomia (conceitorousseauniano), onde se é autor das leis que me submeto. Na sociedade kantiana são considerados cidadãos, os que possuem autonomia, aqueles que agem conforme suas vontades e se fazem presentes no poder legislativo.
Na sociedade kantiana há uma igualdade formal, uma igualdade perante a lei.A igualdade legitima a liberdade, pois todos são limitados da mesma forma, e é um conceito que aparece com a...
tracking img