Hobbes, locke e rousseau

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 4 de maio de 2012
1. Disserte sobre o conceito de natureza humana para Maquiavel?
2. Qual a concepção de estado de natureza para Hobbes, Locke e Rousseau?
3. Como Hobbes, Locke e Rousseau entendem os direitosnaturais?
4. Qual o significado do conceito "Estado minimalista"?
1. Maquiavel afirma que o homem é, ao contrário do que se pensava, naturalmente inclinado para o mal, que os seres humanos não sãoinclinados ao convívio social e também que o homem não é um ser político por natureza. Em suas palavras “Isto porque geralmente se pode afirmar o seguinte acerca dos homens: que são ingratos, volúveis,simulados e dissimulados, fogem dos perigos, são ávidos de ganhar e, enquanto lhes fizeres bem, pertencem a ti, te oferecem o sangue, o patrimônio, a vida e os filhos como disse acima, deste que o perigoesteja distante, mas, quando precisas deles, revoltam-se” (O Príncipe, XVII).
2. Para Thomas Hobbes, o estado de natureza era um estado anterior à formação de uma sociedade organizada, era um estadode guerra de todos contra todos. O ser humano tem uma vida pobre, custa e bestial. O homem é egoísta, atento a sua autopreservação, devido ao temor da morte.
John Locke se opõe a teoria de Hobbes,dizendo que o homem é anterior à sociedade e ao Estado, afirma que os homens viviam originalmente em um estado pré-social/pré-político onde havia igualdade e liberdade. No estado de natureza, vivia-se emrelativa paz, concórdia e harmonia, eram dotados de razão e desfrutavam de propriedade e bens.
Para Rousseau, o estado de natureza não é uma guerra de todos contra todos, pois há abundancia de bense modo de vida simples. É um estado de liberdade e igualdade onde um não reprimi o outro. No estado de natureza, o homem é bom e regido por seus instintos, é um estado de paz onde não há propriedadeprivada e os homens são iguais e livres.
3. No contexto de Hobbes, os direitos naturais seriam viver prosperamente, sem a possibilidade de ter uma morte cruel nas mãos de outros. Para isso, era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo hobbes locke rousseau
  • Comparativo entre Hobbes, Locke e Rousseau
  • hobbes locke e rousseau
  • Hobbes, Locke e Rousseau
  • Locke, rousseau e hobbes
  • Hobbes, locke e rousseau
  • Rousseau, Hobbes e Locke
  • Hobbes, Locke e Rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!