hkjijiuhiuhiuhiu

28721 palavras 115 páginas
Fundamentos de Enfermagem Profª Natércia Conceito
A enfermagem tem recebido vários conceitos e o seu significado varia com o tempo e os costumes. Citaremos dois desses conceitos:
- Enfermagem é uma arte e uma ciência que visam o individuo como um todo, prestando assistência biopsicossocial (Souza, 1994).
Atualmente a enfermagem é conceituada por vários pesquisadores como:
- Um “processo” ou “sistema” no qual se utilizam métodos, normas e procedimentos específicos, organizados e fundamentados em uma filosofia e objetivos definidos, visando conhecer e atender as necessidades básicas afetadas da pessoa humana (Daniel, 1981).

Hospital
É a parte integrante de um sistema de saúde que tem a finalidade de oferecer assistência preventiva, curativa e reabilitar o individuo, sua família e a comunidade. Existem hospitais públicos, privados e filantrópicos. Os públicos podem ser federais, estaduais e municipais. Os privados e os filantrópicos podem ser conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Os hospitais mais complexos possuem infraestrutura tais como serviço de educação continuada para o desenvolvimento das pessoas no sentido de qualificar a assistência e também áreas de lazer, biblioteca, refeitório, sala de convivência e outras.
Hospital de ensino é o local onde se desenvolvem atividades praticas dos cursos da área de saúde. Nele estão presentes o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência.

Funções do Hospital
É uma empresa complexa que necessita de organização administrativa, equipamentos e materiais específicos para receber e tratar o indivíduo que busca atendimento de saúde. Para a sua sobrevivência e bom funcionamento, desenvolve atividades semelhantes a outras empresas. a – Técnicas, gerando a produção do serviço. É o próprio fazer na instituição; b – Comercial, porque as atividades são remuneradas, o serviço e cobrado do cliente; c – Financeiro, envolvendo entrada e saída do capital.; d – Segurança, porque há necessidade

Relacionados