hjyj

337 palavras 2 páginas
Resumo Grande parte das novas empresas é criada por jovens empreendedores com menos de 35 anos. Mas pouco se conhece sobre as especificidades desse grupo de empreendedores. Este artigo contribui para a compreensão do processo de criação de empresas pelos jovens empreendedores ao apresentar e analisar a criação de 89 empresas fundadas por jovens de 18 a 34 anos e compara-los com os de 99 empresas criadas por empreendedores de 35 anos ou acima. Os resultados apontam que: a) na maior parte dos casos os jovens criam suas empresas em equipe; b) eles começam com um capital inicial menor que os empreendedores de 35 anos ou mais; c) eles precisam atravessar um processo de criação que dura, em média, mais de dois anos; d) eles desempenham funções em todas áreas da administração – funções para as quais tem pouca ou nenhuma formação e experiência anterior a criação da empresa.

1. Introdução Os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) não deixam duvidas sobre a importância dos jovens empreendedores para a criação de novas empresas. No Brasil, por exemplo, em 2006, 54% das empresas que estavam em fase de implementação (empresas nascentes) e 57% das empresas com menos de 42 meses de vida (novas empresas) tinham a sua frente um jovem empreendedor com menos de 35 anos (Schlemm, Passos et al., 2007).
Além do papel que os jovens já realizam na criação de novos negócios, é possível que nos próximos anos um número ainda maior passe a escolher, como opção de carreira, ser dono da própria empresa. Isso porque o incentivo ao empreendedorismo juvenil é uma das estratégias que os agentes públicos estão utilizando, de forma crescente, para reduzir o desemprego entre os jovens e inseri-los no mercado de trabalho (Riverin & Jean, 2005; OCDE, 2005). Exemplos destas ações em favor do empreendedorismo juvenil não faltam. No Brasil o
Ministério do Trabalho e Emprego lançou em 2004 o programa “Jovem Empreendedor”, que

Relacionados

  • Implantação: Manutenção Preventiva, Preditiva, Corretiva e TPM - Indústria de Produtos Metalúrgicos para Linha Pesada
    3919 palavras | 16 páginas
  • Pickles
    13119 palavras | 53 páginas