hjjjjjjj

1419 palavras 6 páginas
Estrutura atómica da matéria

A matéria quer se encontre no estado sólido, líquido ou gasoso é constituída por moléculas, as moléculas por átomos e os átomos por electrões, protões e neutrões.

Os protões e os neutrões encontram-se no núcleo dos átomos.
Os electrões têm carga eléctrica negativa e giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo dos átomos.
Os electrões das últimas órbitas electrónicas que conseguem sair ficam livres e designam-se por electrões livres.

Intensidade da corrente eléctrica

A intensidade da corrente eléctrica (I) é o movimento orientado desses electrões livres ao longo dos condutores eléctricos.

Os condutores eléctricos (cobre, prata, alumínio) têm muitos electrões livres por isso são usados para conduzir a corrente eléctrica.
Os isoladores eléctricos (plástico, borracha, baquelite) não têm electrões livres por isso não conduzem a corrente eléctrica.

Sentido da corrente elétrica

O sentido convencional da corrente elétrica é do potencial positivo (+) para o potencial negativo (-) do gerador.

O sentido real da corrente elétrica é do potencial negativo (-) para o potencial positivo (+) do gerador.

Tensão ou diferença de potencial (d.d.p.)

Para que haja um movimento orientado dos electrões livres é necessário aplicar ao condutor eléctrico uma tensão (U) através da utilização de um gerador eléctrico (pilha, bateria, dínamo ou alternador).
Na figura vemos o gerador (bateria) que é responsável por criar uma tensão (U) ou diferença de potencial que vai ser responsável pelo movimento orientado dos electrões livres que se encontram nos condutores eléctricos e que ao passarem no filamento da lâmpada (receptor) vão provocar a emissão de luz.

Força eletromotriz – f.e.m.

Um gerador é um dispositivo ou aparelho que mantém constante a d.d.p. aos seus terminais. Quando se liga o terminal positivo ao negativo através de um receptor vai haver movimento de cargas

Relacionados

  • Visita técnica em uma empresa
    906 palavras | 4 páginas