hjhbbhj

1095 palavras 5 páginas
Podemos dizer que a cultura é fruto das ações dos homens, sendo que, desse processo, surgem múltiplas interpretações sobre a forma de viver e pensar de nossa sociedade. Essa questão está vinculada à:
R: Leitura de que a cultura é dialética, sendo essencial o papel dos homens nesse processo de transformação o que valoriza a diversidade cultural
A sociedade capitalista produz, através da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, bens culturais que estabelecem o modelo de sociedade na qual vivemos. Nesse contexto, podemos discutir a contradição existente nessa concepção: a perspectiva crítica e a perspectiva dos integrados, que analisam esse produto cultural de formas diferenciadas. Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva dos integrados de Marshall McLuhan:
R a indústria cultural possibilita a democratização das informações, o que auxilia no processo de formação intelectual dos individuos

Baseado em Ianni (1995), podemos refletir sobre a existência de um fenômeno que desencadeia um complexo processo de produção e circulação de mercadorias que inicia um novo ciclo de expansão do capitalismo, um modo de produção e modificação da civilização em escala mundial, que engloba nações, regimes políticos, culturas e economia. Esse fenômeno é:
R: Globalização
Diante da globalização, cada vez mais, novas exigências são apresentadas à sociedade e, por conseguinte, à educação. Dentre as novas exigências apresentadas à escola, surge a necessidade de uma formação que, consiga dar conta de um sujeito que se aproprie das transformações significativas, tais como: uso de objetos eletrônicos de primeira geração, eletrodomésticos multifuncionais, entre outros. Para o trabalho, sugere-se um profissional que consiga desenvolver atividades de forma integrada e cooperativa. Assim, cabe à escola observar e reforçar nesse novo contexto:
R A tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexões

Relacionados