hjghjghj

380 palavras 2 páginas
Fonologia é a área de estudo da gramática que toma a palavra tendo como ponto de vista a sua constituição sonora. Ou seja, é nessa área que são estudados:
• os fonemas;
• os encontros fonéticos;
• as divisões silábicas;
• as classificações da palavra a partir de sua sílaba tônica e da quantidade de sílabas;
• ortografia: as definições sobre a grafia e a acentuação das palavras etc.
Para a fonologia, tais estudos não pretendem fazer uma catalogação de regras sem uma perspectiva funcional. Ao contrário, estudar os sons da língua é também prestar atenção nas diferenças intencionais de significado entre um uso e outro.
A menor unidade sonora na constituição das palavras é denominada fonema. Mas por que é importante ater-se em pequenos detalhes como os fonemas das palavras? Observe o texto abaixo:
[...]
És melhor do que tu.
Não digas nada: sê!
Graça do corpo nu
Que invisível se vê.
(PESSOA, Fernando. Não digas nada! In: Cancioneiro.
Disponível no link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/tque se diferenciam entre si apenas pela presença dos sons diferentes, representados pelas letras t e n. Logo, a simples oposição entre t e n é que estabelece a diferença entre os dois vocábulos.
Essas unidades sonoras mínimas (/t/, /n/) são os fonemas. O mesmo vale para as palavras sê e vê: apenas a mudança do fonema /s/ por /v/ estabelece a diferença entre os vocábulos. Poetas, aqui muito bem representados por Fernando Pessoa, gostam de fazer uso desses fonemas que, trocados, ganham valor de contraste.
No exemplo que você acabou de ver, um fonema é representado por uma única letra.
Porém, não é sempre assim. Além disso, um mesmo fonema pode ser representado por letras diferentes. Leia o trecho de uma crônica:
O sonambulismo tem sido aplicado à cura de moléstias, e ultimamente à busca das coisas perdidas e à predição do futuro, o que aliás a nossa polícia contestou de um modo formal e urbano. Faltava aplicá-lo à

Relacionados