hjcgvvyvyg

340 palavras 2 páginas
1.Neste capitulo você aprendeu que as inovações tecnológicas nem sempre foram acolhidas de imediato. Ao contrário, muitas vezes elas geraram conflitos de diversas ordens ao serem incorporados ao diadas pessoas. Veja como isso ocorreu entre os trabalhadores e os capitalistas ingleses
a) O texto mostra que a destruição das maquinas por trabalhadores ingleses nem sempre teve as mesmas motivações.Explique cada uma delas.
R: O Motim é a busca de uma nova forma de analisar algumas das principais revoltas que ocorreram na República e que até hoje são motivos de estudos e discussões.
Sabotagem éo ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, institucionais ou não, que são contrários aos interesses dos sabotadores. Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalhorealizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios
b) O texto tambémmostra que os empresários capitalistas nem sempre aceitavam as inovações tecnológicas da mesma matéria. Explique por quê.
R: Nem todos os capitalistas viram as inovações tecnológicas como armasofensivas para obterem maiores lucros. Para alguns elas representavam uma forma de defesa que os protegia contra a falência que ameaçava os competidores retardatários.
c) Ainda e possível observar, nosdias de hoje, rejeições as inovações tecnológicas? De que segmentos sociais elas partem?
R:
2. Voce aprendeu que a sociologia é um saber cientifico que nos ajuda a entender que certas ideias efenômenos sociais nem sempre foram percebidos como os percebemos hoje. Um bom exemplo é o tempo. Responda:
a) De que modo o tempo era medido, controlado e percebido da Idade Média ¿
R: a luz do sol: nocentro do ceu mede o meio dia a lua cheia: 12 luas cheias eram iguais a um ano! essa era a noção
b) que situações contribuíram para que o tempo passasse a ser percebido como riqueza ?

Relacionados

  • tempo e dinheiro
    344 palavras | 2 páginas
  • hccd
    675 palavras | 3 páginas