hjbgvjfgviuswf

1475 palavras 6 páginas
m, nem mesmo as plantas conseguem viver sozinhas, pois necessitam da presença de (compostos nitrogenados) no ambiente, que são elaborados pelos microorganismos decompositores. Esses seres que não conseguimos ver, pois são extremamente pequenos, acabam tornando-se essenciais às plantas e aos demais seres vivos. Entretanto, a cadeia alimentar é capaz de nos mostrar ainda mais: além da dependência entre os seres vivos existe também uma íntima ligação entre eles e o ambiente onde vivem1.
O desejo de procriar, gerar filhos ou descendentes está consciente ou inconscientemente ligado ao objetivo da vida de todos os seres vivos, desde os microorganismos até o homem. Para o aumento ou manutenção do número de indivíduos de uma mesma espécie de ser vivo, é fundamental que ocorra o processo de reprodução1.

9. CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Os seres vivos são muito variados e numerosos. Para conhecê-los e estudá-los os cientistas procuram como se relacionam e qual o grau de parentesco existente entre eles. Assim sendo, procura-se agrupá-los e organizá-los segundo alguns critérios previamente definidos. Isto é fácil de imaginar, então podemos comparar o processo de classificação, como a tarefa de organizar peças de vários jogos de quebra-cabeça, todas juntas e misturadas. Os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas semelhanças morfológicas, formas de alimentação, locomoção, reprodução e ciclo de vida.
Os maiores grupos resultantes do processo de evolução são os reinos. Cada reino divide-se em grupos menores, chamados filos, os quais, por sua vez, subdividem-se em subfilos. Os filos e subfilos agrupam as classes, que reúnem as ordens, que agrupam as famílias, que reúnem os gêneros e espécie.
Por fim, os organismos mais intimamente aparentados são agrupados em uma mesma espécie. Atualmente, existem cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia1.

10. REINO MONERA

O reino Monera é formado por seres muito simples, unicelulares, cuja única célula

Relacionados