Hiyfydrtrfyj

2496 palavras 10 páginas
Criminalística A criminalística e sua evolução histórica 1-A

Zarzuela, José Lopes. Temas Fundamentais de Criminalística. Porto Alegre: Sagra Luzzatto,1996.(Série Prática Policial,9).ISBN 85-241-0501-1.

“A evolução histórica da criminalística muitas vezes também se confunde com a evolução histórica do direito penal.Assim,distinguem-se diversos períodos relativamente à apuração dos fatos.O primeiro constitui aquele em que se procurava a verdade através de métodos primitivos,mágicos ou místicos ou através dos ordálios.O segundo procurava a verdade através de processos racionais,desaparecendo,assim,a fé no milagre,ocorrendo,então,a fase de humanização do processo.”(12)
“Neste período,na averiguação pré-científica da verdade,os esforços eram orientados no sentido de obter a confissão do acusado,pois esta modalidade de prova era vista como a rainha das mesmas.” (12-13)
“Considerando que na maioria das vezes o acusado não confessava espontaneamente,empregavam-se técnicas tendentes a obtê-las por meio da tortura ou da terrorização;estas últimas destinavam-se a intimidar o acusado e assim influenciá-lo a confessar.”(13)
“Na fase científica deste período,graças à intervenção do Iluminismo na segunda metade do século XVIII,os processos de tortura foram abolidos por FREDERICO,o Grande,em 1740,para a maioria dos crimes.Posteriormente,a psicologia dos depoimentos revelou a grande fragilidade que apresentavam a confissão e as provas testemunhais.Passou-se,então,a atribuir reduzido valor e estes meios pessoais de prova,enquanto,paralelamente verificou-se que,com o subsídio das ciências naturais,podia-se apreciar e interpretar vestígios oriundos do delito e de seu autor,[...]”(13)

Criminalística Perícias 2-A

Opilhar, Maria Carolina Milani Caldas. Criminalística e investigação criminal. Palhoça: UnisulVirtual, 2006. ISBN 85-60694-33-1.

“A investigação

Relacionados