Hiv (azt)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AIDS
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é um  vírus  conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para semanifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde doportador. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 

FORMAS DE CONTÁGIL

A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relaçõessexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou amamentação.

TRATAMENTO

Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus no portador com a doença. Estes medicamentos melhoram aqualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT (zidovudina) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da AIDS ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da AIDS são: DDI (didanosina), DDC (zalcitabina), 3TC (lamividina ) e D4T ( estavudina ). Emboraeficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.
Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a AIDS. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas.Zidovudina (Retrovir AZT)

INDICAÇÕES
A zidovudina é atualmente o agente inicial de escolha para o tratamento da infecção por HIV em pacientes com contagem de CD4 inferiores a 500/mm3. Ela está associada ao prolongamento da sobrevida, redução das infecções oportunistas, ganho ponderal, melhora das condições funcionais, aumento da contagem de CD4 e outras melhoras imunológicasnos pacientes com AIDS e complexos relacionados. Demonstrou-se que o tratamento com zidovudina (500 mg/dia) retarda a queda do CD4 como também a progressão da doença em pacientes infectados pelo HIV com sintomas iniciais ou assintomáticos e contagem de linfócitos CD4 inferiores a 500/mm3, a zidovudina diminui o risco de progressão da enfermidade que define AIDS, ou o óbito por um período de cercade 2 anos. Em pessoas assintomáticas com contagens de CD4 superiores a 200/mm3, as opiniões acerca da instituição da terapia com a zidovudina variam, em parte pelo fatode o tratamento precoce não proporcionar benefícios clínicos persistentes ou reduzir a mortalidade. O benefício temporariamente restrito da monoterapia com a zidovudina conduziu ao emprego crescente de combinações terapêuticas. Asua eficácia na profilaxia pós-exposição em transfusão ou lesões por picadas de agulhas é incerta e ocorrem fracassos. Entretanto, a administração de zidovudina a mulheres infectadas durante a gestação (500mg/dia, com início entre 14 e 34 semanas e administração intravenosa durante o parto) e a seus recém-nascidos (2mg/Kg a cada 6 horas, durante 6 semanas, com início 8 a 12 horas após o parto)...
tracking img