HIV/AIDS UM ENFOQUE COM IDOSOS PORTADORES DO VÍRUS EM UMA CASA DE APOIO EM PORTO ALEGRE

635 palavras 3 páginas
ELISANA PATRICIA DA SILVA
HIV/AIDS UM ENFOQUE COM IDOSOS
PORTADORES DO VÍRUS EM UMA CASA DE
APOIO NO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE

Ao longo dos anos os números de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS vêm aumentando.
Pela análise dos dados epidemiológicos nacionais, no
Brasil, até Junho de 2009, foram notificados 544.846 novos casos de AIDS, deixando assim de ser uma doença de seguimentos populacionais, sob particular risco, em virtude do aumento em outros grupos existentes. Os números tem se elevado em ambos os sexos especificamente na faixa etária de 50 anos ou mais, o que pode ser um indício de uma nova característica da epidemia Devido à pressão cultural, muitos idosos que ainda possuem desejo sexual estão confusos e em dúvida em relação à vivência da sexualidade.
Idosos/as têm experimentado sentimentos de culpa e de vergonha, chegando a considerarem-se anormais pelo simples ato de se perceberem com vontade de manter relações sexuais.

A expectativa de vida cresceu muito nos últimos anos, as pessoas têm mais acesso a tratamentos a lazer e convívio sociais variados.

A fragilidade do sistema imunológico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnóstico de infecção por HIV, vírus causador da aids.
Isso ocorre por que, com o envelhecimento, algumas doenças tornam-se comuns.
E os sintomas da AIDS podem ser confundidos com os dessas outras infecções.
O diagnóstico tardio de AIDS permite o aparecimento de infecções cada vez mais graves e compromete a saúde mental (podendo causar até demência).
Quanto antes começar o tratamento correto da AIDS, mais o soropositivo ganha em qualidade de vida. Por isso, recomendase fazer o teste. É rápido, seguro e pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde.

O tratamento da infecção pelo HIV tem evoluído continuamente e mudando sensivelmente a historia natural da AIDS.
Os inibidores da transcriptase reversa foram à primeira classe de fármacos, introduzidos como agente

Relacionados