HIV/AIDS UM ENFOQUE COM IDOSOS PORTADORES DO VÍRUS EM UMA CASA DE APOIO EM PORTO ALEGRE

6408 palavras 26 páginas
1. INTRODUÇÃO

Identificada em 1981, a síndrome da imunodeficiência adquirida, habitualmente conhecida como AIDS, tornou-se um marco na história da humanidade.

Nos primórdios da década de 80 surgiram os primeiros casos de HIV/AIDS uma doença até então pouco conhecida e mostrando-se devastadora, inicialmente foi associada a um grupo de pessoas, criando–se então o famoso grupo de risco (gays usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo).

Este “Rótulo” dava a impressão que somente este grupo de pessoas estava sujeita a contaminação pelo vírus HIV/AIDS criando nas pessoas visões distorcidas e equivocadas a cerca da contaminação.
.

Inicialmente, ficou conhecida como a doença configurada pela morte, pelo contágio, pelo sexo, graças à apresentação bastante reforçada pela mídia. (Saldanha, Figueiredo & Coutinho, 2005).

2. A AIDS NA ATUALIDADE

A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da AIDS representa um fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo (GOMES; SILVA, 2008).

Por seu caráter pandêmico e sua gravidade, a AIDS representa um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estima-se atualmente no mundo, 33,2 milhões de pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, com alto índice de letalidade, matando desde o seu surgimento em 1981, 25 milhões de pessoas.

De acordo com Brasil (2009), o país acumulou cerca de 205mil mortes por AIDS até junho de 2007. Até meados da década de 1990, os coeficientes de mortalidade eram crescentes. Hoje, o índice se mantém estável com cerca de 5 mil óbitos anuais desde 1998.

Após a introdução da política de acesso universal ao tratamento antirretroviral, a mortalidade caiu e a sobrevida aumentou. Dourado et al. (2006) relata que na América Latina, o Brasil, é o país mais afetado pela epidemia de AIDS em números absolutos.

Relacionados