Hitler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: A presente pesquisa denominada o poder da persuasão tem com objetivo mostrar, como pessoas com uma boa oratória e grande poder de persuasão podem influenciar outros de tal forma que faz com que sigam seus ideais. Por nossa área de pesquisa tomando como objeto de pesquisa a figura de Hitler tentamos esclarecer como é aplicada a persuasão, e o que se entende por persuasão. Também foiconceituado um pouco da biografia de Hitler pra que se possa entender um pouco de sua história e qual o seu objetivo.

Sumário: introdução 1.persuasão 2. Persuasão de Hitler 2.1. a biografia do líder alemã 2.2 influência sobre a massa 3. O poder da palavra. Referências.

Introdução

Nesta pesquisa temos como objetivo mostrar, como pessoas com uma boa oratória e grande poder de persuasão podeminfluenciar outros de tal forma que faz com que sigam seus ideais, para isso tomamos como objeto de pesquisa a figura de Hitler que mesmo após a sua morte continua despertar curiosidades nas antigas e novas gerações.

1. Persuasão
A persuasão é o ato de influenciar uma pessoa, tendo como objetivo operar a transferência de um ponto de vista, de uma opinião, impondo-se através da razão, daimaginação ou da emoção.
A persuasão torna-se então uma prática de comunicação "calculada" em função de um resultado. Ela se enquadra no pensamento estratégico, leva em conta as vulnerabilidades do outro, ao mesmo tempo em que pensa e administra seu próprio arsenal de meios. Abastece-se no armazém da retórica, muito bem fornido por diferentes correntes, desde os sofistas, Aristóteles e os mestres daarte retórica. Recorre à "psicologia das profundezas", que a informa sobre os sistemas de defesa do eu, os processos de identificação, a teoria das emoções, o jogo dos desejos e das necessidades, ou as molas da ansiedade. (Bellenger,1987:8)

Nas relações com outros indivíduos, o homem usa a linguagem como um mecanismo de ação carregado de intencionalidade. A linguagem torna-se o instrumento para ainteração social, transmitindo pensamentos, vontades, experiências, tentando envolver o destinatário na consciência interior do locutor, a fim de que participe da sua realidade e de seu conhecimento de mundo.
Quando há o ato interativo, o locutor tem a intenção de atuar no pensamento e no agir do seu ouvinte. Essa intencionalidade no discurso é realizada através de argumentos. E é nesse discursoargumentado que há pretensões, há persuasão.
A linguagem é uma armadilha, é nela que o discurso visa influenciar, é nela que o "persuasor" conhece o seu "persuadido", e ambos trocam suas experiências, suas paixões, suas crenças, sua lógica, sua história pessoal. O "persuasor" conhece o universo daquele que será "persuadido", dessa forma, procura o melhor meio para conseguir o seu objetivo.
Nalinguagem, a persuasão só acontece quando há uma cumplicidade do interlocutor, fazendo com que ele acabe se tornando o próprio "persuasor". O locutor controla o processo de interação, levando o persuadido a pensar que se convenceu por si mesmo.

2. A persuasão de Hitler

Hitler tinha um poder de persuasão incrível, um poder de oratória brilhante. A ferramenta da qual se utilizava para issoeram discursos bem criados tipo, para cada público alvo, um discurso. Sabia quais os problemas que afligiam a população e, sabia o que elas queriam ouvir, desta forma era só saber usar as palavras certas no momento certo.

A Alemanha recém-arrasada pela Primeira Guerra Mundial passava por graves dificuldades financeiras, sua população estava humilhada e faminta, pois da mesma forma queaconteceria na Segunda Guerra mundial, aconteceu na primeira, a Alemanha foi principal responsável pelo conflito, obrigada a pagar indenizações pesadas aos vencedores. 
No meio de todo esse caos vivido pelos alemães surge Hitler, mostrando qual o caminho certo para se livrar de todos aqueles problemas e ainda apontando quais eram os culpados, os judeus. Assim o antissemitismo ganhava mais força. E...
tracking img