Histórico da psicologia - Profa Andreia Giacomozzi

2966 palavras 12 páginas
Antecedentes da Psicologia – Uma brevíssima introdução.

Conforme Herrmann Ebbinghaus, um dos pioneiros nos estudos mnêmicos (estudos refrentes à memória), a psicologia enquanto ciência possui um longo passado, mas uma “vida curta”. Desde a Antiguidade, feiticeiros, pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana, tais como a percepção, os afetos, a consciência, a loucura, o bem e o mal, entre outros.
Século X a VIII a. C. Na Grécia, as questões referidas à verdade, aos sentimentos, às emoções, ao destino, entre outras questões existenciais do homem, eram justificadas através dos mitos. Os deuses do Olimpo eram os responsáveis por todas as respostas às questões de ordem humana.

Grécia Antiga e os Antepassados dos Deuses do Olimpo:

Os 12 Titãs, ancestrais dos futuros deuses do Olimpo.Em “Teogonia” de Hesido, sec. VII a.C. os 12 Titãs são apresentados como fundamentais para a criação do mundo:
Gaia, Deusa que representa a terra, concebeu espontaneamente um filho, Urano, considerado o Deus do céu. Tiveram diversos filhos, aos quais odiava, e, portanto, mantinha-os presos em Gaia, a terra.
Infeliz com este quadro, Gaia instiga aos filhos a contraporem-se ao pai. Kronos, o filho mais novo, assumiu a iniciativa da mãe, e, de posse de uma foice ofertada por ela, castrou o pai, jogando seus testículos ao oceano, formando-se uma espuma que fecunda o mar, e, deste ato, o nascimento de Afrodite, deusa do Amor. Eis a í a metáfora da separação entre a terra e o céu.
Kronos, como era prática na mitologia grega, sexo com a mãe e irmãs, passa a ter vários filhos com Gaia, e, eis que, comprometido com seu ato, temeroso por sofrer o mesmo destino de papi, decide exterminar todos os seus filhos, devorando-os no ato do nascimento. Acontece que, Gaia, cuja função maior era ser mãe e não esposa, (brincadeira minha) decide enganar Kronos, e esconde seu último rebento, ZEUS, colocando uma pedra no lugar

Relacionados