História e Hiatoreografia

3685 palavras 15 páginas
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS Luz Helena Toro (UNICAMP/Faculdades, NETWORK)
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns antecedentes do debate teórico-metodológico no campo da História e da História da Educação. Analisamos os conceitos contemporâneos de historia, historiografia, algumas relações possíveis com a história da Educação, visando à compreensão da sua especificidade. A comunicação encontra-se organizada em três partes: a redefinição dos conceitos de história e historiografia, a especificidade da história da educação e algumas conclusões
1. Definição dos conceitos de História e de Historiografia No processo da sua constituição, as diversas ciências vão criando uma linguagem particular, que começa pelo próprio nome da disciplina e pelo objeto de seu estudo, geralmente identificados com termos diferentes. Quando se escolhe o mesmo termo para representar, tanto a realidade quanto o conhecimento, que sobre ela se tem, coloca-se uma dificuldade para o progresso do método e das descobertas da ciência. É esta a situação da História, cujo termo é polissêmico, pois, de um lado, quer representar o histórico e, de outro, o conhecimento acumulado ou a disciplina da história1.
O maior perigo desse duplo significado para o termo «história» é que designa ao mesmo tempo o «conhecimento» de uma matéria e a «matéria» desse conhecimento. Entretanto, parece saudável admitir que, podemos nos referir à história como a:) à realidade passada, objeto de pesquisa dos historiadores e b) ao estudo desse passado2. Essa segunda acepção é mais precisa quando se trata de investigar sobre o passado e suas formas de expressão acadêmica ou literária. Não obstante, realizamos história da historiografia quando pretendemos historiar as teorias, os métodos e os instrumentais de que se servem os historiadores para pesquisar o passado das sociedades humanas.
Um dos principais problemas implícitos na elaboração do termo

Relacionados