História Em Quadrinhos Divulg. Científica

484 palavras 2 páginas
História em Quadrinhos
Publicado em 24/03/2013 por Gabriel Colman

A história em quadrinhos, conhecida popularmente no Brasil como Gibi, surgiu no final do século XVIII nos Estados Unidos. Desde sempre na história da humanidade existiram desenhos em sequência, como as gravuras feitas em cavernas, retratos de batalhas nas pirâmides, desenhos de alto-relevo em vasos gregos, até vitrais da via sacra em igrejas. Porém, em forma de revista, a história em quadrinhos só ficou conhecida em 1895 com Yellow Kid criado por Richard Outcault. Dois anos mais tarde, o alemão Rudolph Dirks desenvolveu Katzenjammer Kids, que foi a primeira HQ a utilizar balões para representar as falas das personagens.
Quando o uso de animais como personagens começou, no início do século XX, as HQs culminaram. O primeiro a atrair fama foi o Gato Félix, primeiro personagem de quadrinhos que conseguia atrair público por si só. Entretanto, em 1928 um rival que deixaria o Gato Félix esquecido no passado foi criado: Mickey Mouse. O sucesso da criação de Walt Disney foi tanto que ele acabou virando o símbolo da Walt Disney Company.
A popularização das HQs foi rápida e gigantesca, porém ela veio a conhecer seu auge quando os super-heróis foram criados. É necessária a divisão em épocas para explicar melhor as influências que elas geraram e suas causas: A era de ouro (1938-1956), marcou a criação e definição do arquétipo do super-herói. Principais HQs: Super-Homem (Action Comics); Batman (DC Comics); Capitão América (Marvel Comics); Capitão Marvel (Marvel Comics), MAD (EC Comics).
A era de prata (1956-1971), conhecida pelo significativo aprimoramento gráfico e popularização das HQs, principalmente no gênero de super-heróis. Principais HQs: Liga da Justiça (DC Comics) e Quarteto Fantástico (Marvel Comics).

A era de bronze (1971-1980), total dominação das HQs de super-heróis, as histórias começaram a abordar temas recorrentes da sociedade, como uso de drogas e poluição. Principais HQs: O

Relacionados

  • livro
    38983 palavras | 156 páginas
  • Mundo Afora
    134407 palavras | 538 páginas