História de Hondrua

801 palavras 4 páginas
HONDURAS

Com extensão territorial de 112.088 quilômetros quadrados, Honduras, ou República de Honduras como é oficialmente chamado, é o segundo maior país da América Central, perdendo apenas para Nicarágua (131.812 km²). Possui fronteiras a noroeste com a Guatemala, a sudoeste com El Salvador e ao sul com a Nicarágua, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.

1.1 Política e História
Quando os Espanhóis chegaram às Honduras em 1502, encontraram um território marcado pela presença da civilização maia, e só em 1539, após um período de guerra contra os índios, é que eles conseguiram assegurar o controlo da colónia que, a partir de 1570, passou a estar sob a administração geral da Guatemala (também colónia espanhola). Com a descoberta de vastas reservas de prata, Honduras começou a ser alvo de ataques perpetrados por piratas e Ingleses, empurrando os Espanhóis para o interior, situação constante até ao século XVIII, onde a Espanha empreendeu uma recuperação territorial culminada em 1779.
Tornando-se independente da Espanha em 1821, Honduras liderou a União das Províncias da América Central até 1838, ano em que se retiraram daquela federação, proclamando a total independência das Honduras em 5 de novembro desse mesmo ano.
Com a viragem do século veio a influência da Nicarágua sobre a vida política hondurenha, da qual foi ponto alto a eleição de Miguel Dávila para presidente das Honduras, o que provocou uma conjuntura de instabilidade que permaneceu até 1932, ano em que foi eleito o general Tiburcio Carías Andino, o qual, apesar da acentuada crise económica existente causada pelos excedentes de exportação e das constantes tentativas de golpe de Estado, se manteve no Poder até 1949.
Após um período de estabilidade houve um golpe de Estado militar que conduziu ao Poder o coronel Osvaldo López Arellano. Seis anos depois, Honduras e El Salvador entraram em guerra por um jogo de futebol, terminando os combates cinco dias depois do seu início com

Relacionados