HISTÓRIA DAS POLÍTICASAUDE PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

1764 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

Desde o começo do século XX, a atenção à saúde do Brasil vem sofrendo modificações nas políticas públicas de saúde, com ações que visam promoção, proteção, e recuperação da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Este estudo faz uma retrospectiva na história das políticas públicas de saúde pública no Brasil desde o ano de 1900 ao ano de 2000.

OBJETIVO

Este estudo tem o objetivo de promover a compreensão da história das Políticas Públicas de Saúde do Brasil, destacando fatos importantes durante os anos de 1900 à 2006.

HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

A história das Políticas públicas de Saúde no Brasil, vem evoluindo com os tempos De 1900 à 2006 e até os dias de hoje vem passando por grande transformação.
O início do século XX foi considerado como uma vergonha nacional pela carência de serviços de saúde, onde predominavam as doenças transmissíveis,febre amarela, varíola, peste bubônica e outras.
No ano de 1900 houve um progresso da ciência e da medicina, foi criado o Instituto Soroterápico federal, renomeado depois como Instituto Oswaldo Cruz (IOT).
Em 1903 , foi projetada a reforma na saúde, onde Oswaldo cruz, médico sanitarista, assume a Diretoria Geral de Saúde Pública. Em 1904 Oswaldo propõe um código sanitário que institui a desinfecção intervindo inclusive em domicílios retirando entulhos e tudo que pudesse ser nocivas à saúde pública, notificação permanente dos casos de febre amarela, varíola e peste bubônica e a atuação da política sanitária, também implementa a campanha de vacinação obrigatória contra febre amarela, o que gerou a “Revolta da Vacina” devido os opositores do atual governo incentivavam a população a não se vacinarem por ser um desrespeito aos direitos de privacidade.
O Governo Central em 1910, criou as Caixas de aposentadoria (CAPs), para garantir ao trabalhador alguma

Relacionados