História da Slackline Salvador

913 palavras 4 páginas
• CONSIDERAÇÕES GERAIS / HISTÓRIA DO SLACKLINE

Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm a 60cm do chão. Sua origem vem da escalada e popularizou-se como treino de equilíbrio.
O Slackline iniciou-se em meados dos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
A atividade foi trazida para o Brasil também por escaladores daqui e ganhou destaque com o esportista Hugo Langel, que montou o maior highline (modalidade praticada a no mínimo 5 metros do chão) em terras tupiniquins. Ele atravessou a Pedra da Gávea (Rio de Janeiro), a 840 metros de altura, em 32 metros de comprimento.
A evolução do Slackline aqui no Brasil foi muito rápida. Em seus primeiros momentos, por volta dos anos 2009/10, chegou no Rio de Janeiro e conquistou muitos adeptos fazendo da cidade uma referência no esporte nacionalmente inclusive nos dias atuais. Um desses adeptos foi Erivaldo Barbosa, vulgo Sr. Ery, baiano, de 45 anos, que passava férias no Rio de Janeiro e teve o primeiro contato com o esporte. Se apaixonou e trouxe o esporte para a capital baiana. Ao chegar aqui em Salvador, ao final de 2010 e início de 2011, se encontrou com outros amigos que também já conheciam o esporte, mas não tinham acesso aos equipamentos para a prática. Sr. Ery quando esteve no Rio de Janeiro trouxe um dos equipamentos e começou a disseminar o esporte pela cidade. Desde então, nos último dois anos, o esporte não para de ganhar novos praticantes e adeptos em Salvador. Foi desse crescimento de praticantes e adeptos ao

Relacionados

  • Educação Física- jogos competitivos e cooperativos
    2080 palavras | 9 páginas
  • turismo esportivo
    1643 palavras | 7 páginas
  • JORNALISMO ESPORTIVO: A DIVERSIDADE DAS MODALIDADES CLASSIFICADAS COMO ESPORTES RADICAIS
    17426 palavras | 70 páginas