História da Música Ocidentl

2495 palavras 10 páginas
História da músia ocidental
Resumo baseado nos autores Jean e Birgitte Massin e outras referências

Jean e Brigitte Massin

Introdução
Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida. Ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou mesmo televisão. Hoje a música se faz presente em todas as medias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de sensibilizar, entreter ou mesmo lazer.
A música não pode ser vista como algo atual pois ela evoluiu bastante com o desenvolvimento tecnológico, é algo que se confunde com o surgimento da própria humanidade. O presente texto faz uma retrospectiva histórica da música desde as suas origens até os dias que correm.

História da Música
I. Música e sua origem
Desde as grandes civilizações da antiguidade, foram encontrados vestígios de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. A arte rupestre encontrada em cavernas transmite uma ideia de prática música ao se apresentarem figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. As culturas que floresceram na mesopotâmia antes de cristo, fazia usos d hinos e cantos, no Egito também se evidenciaram vestígios de música ao se incorporarem em cerimónias religiosas harpas e diversas classes de flautas. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. É impossível, por exemplo, precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais. Mas, há literaturas que dividem a história da música em períodos distintos, cada qual identificado por um estilo típico da época. Um estilo musical criado gradualmente sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros. A História da Música do Ocidente pode ser classificada em seis grandes períodos:
* Música Medieval até cerca de: 1450
* Música Renascentista: 1451 - 1600
* Música Barroca: 1601 - 1750
* Música Clássica:

Relacionados