História da Arquitetura Noerueguesa - resumo

1398 palavras 6 páginas
Arquitetura nOroeguesa

A arquitetura norueguesa manteve forte ligação com técnicas e procedimentos artesanais. Ao contrário do resto da Europa, a industrialização e a urbanização dos países nórdicos chegou mais tarde, o que fez com que os valores da cultura rural fosse transportados para a sociedade industrial. O início da Idade Média igrejas de madeira foram construídas em todo país, muitas das quais permanecem até hoje e representam a mais importante contribuição da Noruega para a história da arquitetura. Entre 1100 e 1300, construíram-se cerca de 1.000 igrejas de madeira no entanto restaram cerca de trinta. Embora os arqueólogos tenham encontrado provas de que igrejas de madeira foram construídas um pouco por todo o norte da Europa, apenas no sul da Noruega elas foram preservadas. Um bom exemplo é a igreja Stave Kirke de Urnes (figura 1), que consta na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Outro exemplo notável da arquitetura de madeira é o Porto de Bryggen em Bergen (figura 2), constituído por uma fileira de estreitas estruturas de madeira ao longo do cais.

Figura 1

Figura 2 A conversão da Noruega ao cristianismo cerca de 1000 anos atrás levou à introdução da arquitetura em pedra, começando com a construção da Catedral de Nidaros em Trondheim (figura 3).

Figura 3

No alvorecer do século 19, durante o período neoclássico, existiam poucos Arquitetos, a maioria deles militares que possuíam formação de engenharia civil. Foi uma época em que o país era pouco habitado, sem capital, sem corte e sem instituições governamentais importantes. Arquitetura era de interesse principalmente para um grupo limitado de ricos comerciantes e proprietários de terras. No entanto, perto do fim do século passado, este grupo teve um aumento notável em prosperidade. Grandes fortunas foram feitas por alguns, que, em seguida, procurou cercar-se de edifícios e jardins apropriados à sua posição

Relacionados