Historiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia na prática do ensino-aprendizagem da disciplina História

Sabemos que não existem receitas prontas ou infalíveis, mas acreditamos que um bom começo que estimula os alunos a utilizar ossaberes que já tem ,contribuindo para o resgate de sua autoestima pedagógica e social. É importante trata-los como pessoas que detém, conhecimentos sobre muitos assuntos e questões e dar oportunidadede se expressar sobre esses conhecimentos, expondo suas opiniões e seus valores.
Acreditamos também ser importante realizar um trabalho no sentido de desenvolver a observação dos alunos em relação aomundo em que vivem.
Para concretizar essa possibilidade , consideramos mais apropriados a utilização dos referenciais teóricos presentes na corrente historiográfica denominada História Nova .Essacorrente originou-se no final de década de 1920,a partir da chamada Escola dos Annales, fundada pelos historiadores franceses Lucien Febvre e Marc Bloch. Esse movimento historiográfico se desenvolveucomo uma crítica à chamada historia tradicional, praticada pelos historiadores metódicos, considerados positivistas.
Febvre e Bloch acreditavam que os campos de análise historiográfica, assim comoos sujeitos históricos deveriam ser ampliados. A construção de uma “historia total” como defendiam, passava por uma necessária renovação metodológica, ampliação do campo documental e pela aliança comoutras disciplinas.
Assim adotamos alguns pressupostos teóricos da historia nova por considera-las pertinentes à nossa ideia de conhecimentos histórico em permanente construção. aberto àmultiplicidade de fontes e análises e favorável ao diálogo interdisciplinar. As abordagens sugeridas pela historia nova são essenciais para a inclusão de temas antes pouco valorizadas ,como a historia docotidiano, das classes oprimidas e da cultura de um povo; Além disso, abrem espaço para que se destaquem sujeitos históricos que geralmente estão ausentes dos discursos tradicionais, e também para...
tracking img