Historio do Petar

287 palavras 2 páginas
História do Petar
O PETAR localiza-se ao sul do Estado de São Paulo, abrangendo parte dos municípios de Iporanga e Apiaí. Representa uma unidade de conservação com 35.102,8 ha, que abriga uma significativa amostra de variedade morfológica do carste da região serrana do Vale do Ribeira. Tal sitio geológico, possui um exuberante patrimônio geomorfológico e espeleológico, com feições, como carste poligonal, cones e canyons carsticos, vales fluviais profundos, escarpamentos rochosos com pórticos de cavernas, sistemas de drenagem subterrânea com grande variedade espeleomorfologica, e cavernas de sítios paleontológicos do quaternário.
A formação geológica do Petar é calcaria, o calcário foi se depositando no fundo do mar e as vezes intercaladas com argila, e com o tempo campactadas. As rochas sofreram a ação de altas pressões e temperaturas e se recristalizaram em calcário metamórfico, com o movimento das placas tectônicas, essas camadas emergiram do fundo dos mares e se tornaram montanhas e erosões e corrosões, modelando o relevo, dando origem ao que é hoje a formação geológica do Petar.
O calcário é uma rocha frágil à acidez. Dessa forma, um ácido leve o dissolve facilmente. A partir disso as cavernas calcarias se formam. Como o Petar é uma área de mata Atlântica, é característicos da região que haja alta taxa de umidade, o que ocasiona chuvas. A agua da chuva, ao entrar em contato com a mata atlântica, mistura-se com gás carbônico (CO2) gerando um ácido leve, chamado ácido carbônico (H2CO3). Ao chegar no solo da Mata Atlântica, a concentração desse ácido vai aumentando, pois como é rico em matéria orgânica, vai se misturando com outros materiais que também liberam gás carbônico. Quando o ácido chega no calcário, ocorrerá uma reação química e o calcário será

Relacionados