HISTORICO PNTE HERCILIO LUZ

1183 palavras 5 páginas
HISTÓRICO DA PONTE HERCÍLIO LUZ

Por volta de 1900, em Florianópolis, os moradores desejavam uma ponte, mas pelo fato de ser uma pequena cidade com cerca de quarenta mil habitantes não seria justificável. Mas, por se tratar da capital do estado de Santa Catarina, tinha muitos políticos e pessoas influentes que não desejavam sai dali. Por isso começaram os planos de implantar uma ferrovia para ligar a capital às outras cidades.
O projeto foi criado por dois engenheiros Norte-americanos, Robinson e Steinmann, e trouxeram todo o material dos estados Unidos. O orçamento era de 5 milhões de dólares, financiados por diversos bancos Norte-americanos.

Então na década de 1920 foi criada a maior ponte pencil do mundo que usa correntes, que também pode ser chamada de cadeia de barras de olhais, um marco na engenharia mundial. No ano de 1926, só existia no mundo cinco pontes que eram maiores que a de Florianópolis. Nos dias de hoje em todo o planeta, existem cerca de 80 pontes com extensão maior qua a Hercílio Luz. O motivo que levou a construção desta magnífica obra, foi o fato de que a travessia entre a Ilha e o Continente era realizada por balsas e pequenas embarcações, o que isolava a capital do resto da cidade e se tornava muito difícil o abastecimento de produtos e alimentos para os habitantes da Ilha.

“No governo do Estado, mandarei construir uma grande ponte e vocês que são moços terão oportunidade de passar muitas vezes por ela” Hercílio Luz, 1917
Com seu total empenho, Hercílio Luz, que era um dos mais importantes políticos da época, tinha cursado engenharia civil na Bélgica, acredita-se que por isso teve ideia de executar o maior desafio de sua vida, a tão sonhada ponte que ligava a Ilha ao Continente Catarinense. A importância da ponte, para os habitantes da ilha na época, pode ser ilustrada pelo fato de ser construída uma miniatura (de 10 metros) da ponte na praça central da cidade para que o governador Hercílio Luz pudesse antecipar a

Relacionados