Historico planaltina df

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico -
Os primeiros registros sobre essa cidade datam da metade do século XVIII, a localidade funcionava como ponto de passagem da Estrada Real, usada para transporte de ouro na primeira metade do mesmo século. O primeiro nome do povoado foi Mestre D’armas, devido ao fato de que na região se instalara um ferreiro, perito na arte de consertar e manejar armas.
Em 19 de agosto de 1859, A Leinº 03, da Assembléia Provincial de Goiás, cria o distrito de Mestre D'Armas, pertencente à época ao município de Formosa (GO). A data passa a ser a oficial da fundação de Planaltina, futuro nome da localidade. Esse ano completando 152 anos. A Missão Cruls, encarregada de levantar as informações para a mudança da capital, chega em Planaltina. Seus membros se hospedam onde hoje é o Museu Históricoe artístico de Planaltina.
Em 1892, a expedição Cruls, a mando do presidente Floriano Peixoto, veio ao Planalto Central estudar a área onde deveria ser erguida a capital do país. A nove quilômetros de Planaltina, no Morro do Centenário, está fincada a pedra fundamental de construção da Capital da República. O monumento, erguido em 1922, a mando do presidente Epitácio Pessoa, marca o centrogeográfico da América do Sul. É composto por 33 pedras de concreto, que representam os 33 primeiros anos da República (de 1889 a 1922). Para inaugurá-lo, no dia 7 de setembro de 1922, o então presidente e a comitiva vieram do Rio de Janeiro para cá em 15 caminhões. Na pedra está escrito: "Sendo presidente da República o excelentíssimo dr. Epitácio da Silva Pessoa, em cumprimento ao disposto no decreto4494, de 18 de janeiro de 1922, foi aqui colocada em 07 de setembro de 1922, ao meio dia, a Pedra Fundamental da futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil".
Em 1955, outra comissão delimita definitivamente a região e o sítio do Distrito Federal. O quadrilátero fica sobreposto a três municípios goianos, entre os quais Planaltina, que teve território dividido em duas partes. A área defora do DF passou a se chamar Planaltina de Goiás, conhecida como Brasilinha.
Depois da construção de Brasília e o aumento da população local, foram feitas algumas tentativas de organização do espaço urbano de Planaltina. Em 1966 foi elaborado um Plano Diretor com objetivo de criar novos espaços institucionais e ao mesmo tempo preservar os espaços antigos e as tradições culturais da cidade. A VilaBurtis (Setor Residencial Leste) surge em 1971 para abrigar moradores da antiga Vila Tenório, no Núcleo Bandeirante. O fato desagradou alguns dos moradores mais antigos (do Setor Tradicional). Então foi previsto um “cordão de isolamento” constituído pelos prédios instrucionais, onde estão Hospital, a Rodoviária, o Estádio Adonir Guimarães, o Fórum e a Administração Regional. Ainda em 1969 surge oVale do Amanhecer, fundado pela médium Neiva Chaves Zelaya, a tia Neiva.
Pontos turísticos -
A Pedra Fundamental é um dos grandes marcos da cidade. Outro local é o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, localizado no Setor Tradicional da cidade. Este é o maior patrimônio de valor histórico de Planaltina. O Museu, construído por Afonso Coelho Silva Campos. Ele foi inaugurado em 22 de abrilde 1974 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1987. Além disso, há a Paróquia Matriz de Planaltina, o hotel O Casarão, o Lar dos Idosos e a Igreja de São Sebastião, que inicialmente foi construída em adobe e palha. Construída em 1880, conserva até hoje as mesmas características. Em 1982, foi tombada pelo Governo do Distrito Federal.
Planaltina possui características singulares. O Vale doAmanhecer, por exemplo, é conhecido internacionalmente por seus cultos. Na cidade também são realizadas celebrações tradicionais como a Via Sacra, Cruzada Evangelística e a Festa do Divino.
Festas -
VIA SACRA, uma das maiores do Mundo! O grande salto na Via Sacra aconteceu em 1986, quando o evento da Semana Santa em Planaltina, foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Distrito...
tracking img