Historico do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Organização de Computadores Prof. Reinaldo A. Ventura

A história do computador
O uso de métodos de computação não é tão novo quanto se pensa. Tais métodos de computar, isto é de fazer contas (cálculos) remonta dos primórdios da história. Na verdade, hoje em dia, as operações que podem ser realizadas por um computador vão bem além das contas "triviais" que marcaram o seu início, eque motivaram a sua construção. Como forma de simplificar os eventos e melhor entender os fatos, podemos dividir a historia do computador em 4 gerações, ou seja: 1ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Mecânicos 2ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Eletromecânicos 3ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Semicondutores 4ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Circuitos Integrados (Chips)Geração dos Dispositivos Mecânicos (500 a.C. – 1880)
É constituída basicamente por máquinas rudimentares que auxiliavam o homem na tarefa de fazer cálculos. 500a.C. O primeiro artefato que se tem notícia foi o ábaco concebido pelos babilônicos no século 5 a.C.

1614 Scotsman John Napier (1550-1617) publicou um texto sobre o descobrimento do logaritimo. Napier também inventou o systema de rods (referido como os Rods de Napier ou os ossos de Napier). Isto fez com que fosse possível multiplicar, dividir, calcular a raiz quadrada e cubica girando-se os rods, e colocando-os em placas especiais. 1642 Francês matemático, Blaise Pascal construiu a máquina que somava ( a "Pascaline") Apesar de bem inferior ao "Relógio Calculador" do Schickard (veja 1623), a máquina do Pascal se tornou mais famosa.Ele vendeu dúzias de exemplares da máquina em varias formas, conseguindo executar até 8 dígitos. 1672 Depois de muitas tentativas, finalmente é inventada em 1672 a primeira máquina de calcular capaz de desenvolver as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e ainda raiz quadrada. Essa grande conquista foi atribuída ao matemático Gottfried Wilhelm Von Leibnitz queaprimorou a máquina de Pascal e obteve a calculadora universal.

Capítulo 1 do PLT - Histórico dos Computadores

1

Introdução à Organização de Computadores Prof. Reinaldo A. Ventura

1801 O tear automático era um tear com encontrada de dados por meio de cartões perfurados para controlar a confecção de tecidos e seus respectivos desenhos. Foi criado em 1801 por Joseph Marie Jackuard e podeser considerada a primeira máquina mecânica programável da história. 1822 As máquinas de diferenças foram idealizadas pelo professor e matemático da Universidade de Cambridge, Charles Babbage, em 1822. Era um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas capaz de computar e imprimir extensas tabelas científicas. Apesar de tantas vantagens, esta máquina nunca chegou a ser construída por causa daslimitações tecnológicas da época. 1848 O Inglês Matemático George Boole inventa a álgebra binária booleana, abrindo o caminho para o desenvolvimento de computadores quase 100 anos depois

Geração dos Dispositivos Eletromecânicos (1880 – 1930)
Com o surgimento do motor elétrico surgiram uma série de equipamentos acionados por motores elétricos, bem como a utilização de relès para acionamento econstrução de lógias simples. 1890 O censo dos Estados unidos. Em 1880 o censo levou sete anos para ser completado , já que todos os cálculos foram feitos a mão em papel de jornal. Pelo aumento da população imaginou-se que o censo de 1890 levaria mais de 10 anos - então um concurso foi feito para achar o melhor método. Este concurso foi vencido por um empregado do Censo, Herman Hollerith, que viria afundar a Tabulating Machine Company, que se transformou na IBM. Herman pegou emprestado a idéia de Babbage de usar cartões perfurados(veja 1801) para fazer o sistema de memória. Com este método usado em 1890, o resultado (62,622,250 pessoas) ficou pronto em apenas 6 semanas. Com o sistema de memória a análize dos resultados foi bem mais fácil mas, apesar de ser mais eficiente, o custo do Censo...
tracking img