Historico da cambc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 15 de novembro de 1965 tinha início a primeira fase dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais de Balneário Camboriú. Nesta data, Higino João Pio assumia como o primeiro prefeito eleito pelo povo e, simultaneamente, nascia a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
Na época o município tinha aproximadamente quatro mil habitantes. Segundo relatos do único vereador da primeiralegislatura ainda vivo, Álvaro Antônio da Silva, 1800 eleitores votaram na primeira eleição para prefeito e vereadores. O vereador mais votado conquistou 158 votos. Nesta primeira eleição concorreram 14 candidatos a vereador e sete foram eleitos: quatro da situação - Partido Social Democrático (PSD) e três da oposição - União Democrática Nacional (UDN).
Um fato curioso é que nesta primeiralegislatura o vereador não era remunerado.
“Um município novo, a primeira Câmara de Vereadores... a população estava bem entusiasmada com a emancipação e a criação de um novo município. Foi travada uma luta muito grande para nós conseguirmos desmembrar de Camboriú de onde a nossa cidade se originou”. (Álvaro Antônio da Silva - 1ª legislatura - entrevista concedida à TV Câmara)
Aslembranças de Álvaro Silva remetem ao tempo em que surgiu o regime ditatorial e problemas sérios aconteceram. Os vereadores tinham que tomar muito cuidado por causa dos regimes de exceção que vigoravam naquela época.
Com a morte do prefeito Higino João Pio - preso pela revolução - e inexistência da figura do vice-prefeito, Álvaro Silva - então presidente da Câmara Municipal - foi quem assumiu,por cerca de um ano, o término daquela gestão no cargo de prefeito.
Era o começo de um município e os trabalhos do primeiro período legislatório foram concentrados na criação de toda estrutura administrativa de Balneário Camboriú.
Antes de existir uma sede do poder legislativo em Balneário Camboriú, as reuniões aconteciam na 'sala das sessões', na prefeitura.
A primeira sededa Câmara de Vereadores no município era uma estrutura simples, localizada na Avenida da Lagoa, onde hoje está instalado o Atlântico Shopping. A Câmara tinha apenas dois funcionários: um deles organizava toda parte documental e havia também uma secretária.
A segunda sede do Legislativo tinha endereço na Avenida Central onde dividia o espaço com a prefeitura.
Em 26 de setembro de1972, a Câmara de Vereadores foi transferida para a Rua 1061.
Nesta fase, entre a primeira e quarta legislaturas, foram criados: o Código de Postura do Município; o Código de Obras; o Código Tributário; o Brasão e a Bandeira do Município; instituído o Plano de Urbanização de Balneário Camboriú; criado o Departamento de Turismo; o Serviço Municipal de Salva-vidas; o Código de Normas eInstalações; o Plano Diretor; entre outros.
O vereador da segunda legislatura, Félix Eugênio Reicher, contou que a Câmara da Rua 1061 era um salão com algumas cadeiras, não cabia muita gente e não tinha gabinetes, muito menos, assessores. Havia apenas um funcionário, um assessor e uma funcionária que servia o cafezinho.
“As reuniões eram uma ou duas vezes na semana. A frequência sempre foimaciça dos vereadores. Trabalhava-se pelo amor a camisa e pela comunidade, não se pensava no dinheiro e nem em vantagens financeiras de arranjar serviço pra alguém, não havia isso na época”. (Félix Eugênio Reichet - 2ª legislatura - entrevista concedida à TV Câmara)
“O nosso prédio era ali na Rua 1061, onde hoje no princípio da rua tem a floricultura Kirosa e o final é a Caixa Econômica Federal,entre a Avenida Brasil e a Avenida dos Estados. Ali nós nos reuníamos, era um espaço pequeno, mas sempre tinha lugar para as pessoas assistirem”. (João Kleis - 4ª legislatura - entrevista concedida à TV Câmara)
Na quarta legislatura, em 1º de fevereiro de 1977, teve início a participação feminina na representatividade do município. Nesta data tomou posse Wanda de Abreu Webler, a...
tracking img