Historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste portfólio, que abrange a UTA Historicidade, iremos compreender que ensinar arte é viver arte. É exercitar o pensamento visual, sonoro, cinestésico, metafórico. É desenvolver a competência simbólica, desafiada e ampliada pela capacidade de simbolizar, expressando e comunicando imagens, idéias, pensamentos e sentimentos. É instigar para o contato e percepção dascaracterísticas, qualidades, processos e ordenações dos trabalhos dos parceiros e dos artistas. É relacionar intenções e valores do passado e do presente, de culturas diversas.
Apresentaremos uma reflexão a respeito de como as práticas educacionais dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental foram sendo construídas, entendendo que a forma de construção do pensar desses professores emrelação ao ensino de Geografia foi e é muito mais complexa do que podemos detectar aparentemente. Essa construção se deu culturalmente, entre outros motivos, pela forma secundária como o ensino sempre foi tratado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em especial devido a medidas educacionais fundadas em políticas momentâneas de cada governo, medidas muitas vezes equivocadas.
Podemosdizer que a História relaciona-se com o Tempo. E, mais especificamente, ela relaciona-se com o passado visto a partir do presente. Ou, ainda, é o presente, procurando dar um sentido e uma explicação para o passado. De modo simplificado podemos dizer que estudamos nossas relações sociais, culturais, políticas e econômicas; nossos comportamentos que têm por base nossas relações; nossa existência que semanifesta nas produções com as quais marcamos nossa passagem pelo mundo. Estudamos a vida humana tanto do ponto de vista de sua temporalidade como os processos que produzem os fatos dentro de um determinado período de tempo.
Será apresentado um relatório referente á pesquisa realizada em uma instituição de ensino que oferta o Ensino Fundamental, apontando a importância do planejamento, poiso planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. O processo de planejamento está inserido em vários setores da vida social: planejamento urbano, planejamento econômico, planejamento habitacional, planejamento familiar, entreoutros. Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.
Apresentaremos, também, uma pesquisa sobre o Contexto Escolar, ressaltando que hoje, a Educação passa por profundas transformações, tendo em vista as mudanças constantes que vêm ocorrendo no mundo. As novastecnologias evoluem num ritmo cada vez mais acelerado, e o mundo científico também avança constantemente, com novas descobertas e estudos, apontando diferentes competências para atuar na sociedade e no campo educacional. Diante disso, é impressionante os novos desafios que vêm, de uma certa forma, instigando os profissionais a buscarem novos saberes, conhecimentos, metodologias e estratégias deensino.

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES.
ATIVIDADE 3 – PÁGINA 103

Fazer uma leitura e síntese levantando 5 pontos relevantes do seguinte item: Metodologia do Ensino em Artes.

O grupo apresentará uma síntese dos 5 pontos que consideramos mais relevante e justificaremos o porquê da escolha desses pontos.
O ponto que chamou mais atenção do grupo foi sobre a Arte e osportadores de necessidades especiais, pois a questão da inclusão é um aspecto de verdadeira importância para o profissional que trabalha nas séries iniciais do Ensino Fundamental, embora em qualquer nível que atue, todo professor encontrará alunos diferentes, alunos com alguma dificuldade especial, devendo esse profissional estar preparado. E como em qualquer disciplina, no ensino da Arte,...
tracking img