Historicidade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historicidade do conhecimento


1.1. Construindo o conhecimento

O processo de construção do conhecimento surge para resolver determinado problema, explicar problemas e fenômenos desdeo surgimento do universo.
A construção do conhecimento esta associada a evolução do homem do domínio do meio do meio onde vive em sociedade organizada. Grandes filósofos impulsionaram comseus pensamentos o conhecimento humano.
O homem era dependente da natureza ate que a revolução industrial deu os primeiros passos que seguido pela mecanização produção de energia a ciênciamudaram a ordem econômica do homem.
A constituição do conhecimento humano se faz a cada fase da historia da humanidade que consequentemente causa busca permanente por respostas e soluções pormétodos e técnicas que são absorvidos de ao longo de sua existência.

1.2. Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico.

As necessidades básicas de sobrevivência humana impulsionaram odesenvolvimento da capacidade de criativa do homem na busca de soluções para obstáculos que encontravam no seu dia a dia.
Nos primordiais da civilização o conhecimento era passado de um para ooutro por processo de imitação, intuitivo, espontâneo decorrente de tentativas e erros tornando-se referencias e acumulando conhecimento que antropólogos denominam de patrimônio cultural.Registra-se que em sociedade com elevado conhecimento cultural e cientifico o senso comum foi progressivamente modificado ao longo das gerações.

1.3. Conhecimento Cientifico

O conhecimentocientifico revela aspectos de realidade. Nas ciências, as ações de experiências e verificação são essenciais buscando se provar fundamentos. Partindo da observação teórica num fluxo constanteentre experiência e teoria.

Biografias

FERNANDES, Ivoni de Souza, 2008 –
Metodologia para Trabalhos Científicos.

Mini Aurélio século XX, o minidicionario da língua portuguesa.
tracking img