Historias do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA










PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO















ITAQUIRAI (MS)
2012



UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA







PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: KATIANA FARINA
PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho




ALUNO





ANA PAULA FRANCIOZIBEVILACQUA

RA: 376519


GRACIELA MARA DE SOUZA

RA: 375203









Sigmund Freud
Nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856.
Era considerado o Pai da pscanalise,Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Freud era formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas queficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.Freud escreveu um grande número de livros importantes, alguns deles foram: Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A interpretação dos sonhos, O Egoe o Id e muitos outros. Neles, o “pai da psicanálise” (assim conhecido por ter inventado o termo “psicanálise” para seu método de tratar das doenças mentais) responsabilizava a repressão da sociedade daquela época, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos, considerando-os errados do ponto de vista social e religioso. A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu trataresses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça.Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos", ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulava a colocaremessessentimentos para fora. Desta forma ele conseguiu curar muitas doenças mentais. Segundo ele, o sexo era um dos sentimentos reprimidos mais importantes. Naquela época essa afirmação gerou um grande escândalo na sociedade, entretanto, não demorou muito para que outros psicólogos aderissem à idéia de Freud.
 Uma importante parte da teoria freudiana é dedicada ao desenvolvimento da personalidade.
Freudfoi o primeiro a afirmar que os primeiros anos da vida são os mais importantes para o desenvolvimento da pessoa e
O desenvolvimento do indivíduo se dá em fases ou estádios psico-sexuais. Freud foi, assim, o primeiro autor a afirmar que as crianças também têm uma sexualidade.
Freud descreve quatro fases distintas, pelas qual a criança passa em seu desenvolvimento. Cada uma dessas fases é definidapela região do corpo a que as pulsões se direcionam. Em cada fase surgem novas necessidades que exigem ser satisfeitas; a maneira como essas necessidades são satisfeitas determina como a criança se relaciona com outras pessoas e quais sentimentos ela tem para consigo mesma. A transição de uma fase para outra é biologicamente determinada, de tal forma que uma nova fase pode iniciar sem que osprocessos da fase anterior tenham se completado. As fases se seguem umas às outras em uma ordem fixa e, apesar de uma fase se desenvolver a partir da anterior, os processos desencadeados em uma fase nunca estão plenamente completos e continuam agindo durante toda a vida da pessoa.


A fase oral

A primeira fase do desenvolvimento é a fase oral, que se estende desde o nascimento até aproximadamente umano de vida. Nessa fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação (ou frustração) de pulsões orais, ou seja, pela boca


A fase anal

A segunda fase, segundo Freud, é a fase anal, que vai aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida. Nessa fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus, ao controle da tensão intestinal. Nessa fase a criança tem de aprender a controlar sua...
tracking img